Hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes reabrem emergência com estruturas provisórias

Unidades que foram assumidas pela Prefeitura do Rio em dezembro ainda têm andares inteiros sem funcionar e falta de refrigeração em determinados setores, além de problemas em equipamentos. Hospitais do Andaraí e Cardoso Fontes reabrem emergência com estruturas provisórias
As emergências dos hospitais federais do Andaraí, na Zona Norte, e do Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, foram reabertas nesta segunda-feira (3).
As duas unidades, de média e alta complexidade, foram reinauguradas com uma estrutura provisória, enquanto as obras não são finalizadas. A previsão é que as estruturas definitivas sejam abertas em 2026. Os hospitais começaram a ser administrados pela Prefeitura do Rio em dezembro de 2024.
No Hospital do Andaraí, a previsão é que a unidade possa atender 400 pessoas por dia. Até o final da manhã, 39 pessoas tinham sido atendidas.
Apesar do anúncio da reabertura de leitos, Hospital de Bonsucesso segue com a emergência fechada
Andares inteiros do hospital estão sem funcionar. A antiga maternidade virou um depósito de diversos materiais e o centro de tratamento de queimados, que atualmente opera com metade da capacidade, só deve ter as obras retomadas no mês que vem.
No setor de imagem, um tomógrafo ficou dois anos e meio inutilizado, debaixo de uma goteira, e agora está no conserto. No décimo andar, um novo CTI também está em construção e a promessa é que fique pronto até o fim de fevereiro.
No caso do hospital Cardoso Fontes, atualmente há 120 leitos abertos, com expectativa de chegar a 250. Nesta segunda, a reportagem do RJ1 viu pessoas sendo atendidas em corredores e deitadas nas macas.
Dois tomógrafos do Centro de Radiologia estavam quebrados.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.