Se você tem um VW Gol em casa você tem ouro; saiba quanto vale

O Volkswagen Gol marcou época no Brasil em seus mais de 40 anos de produção. Mas uma versão em questão chega a custar mais de R$ 200 mil. O Gol GTI, lançado em 1988 é uma verdadeira relíquia, com valores de até R$ 250 mil. 

Vai que tem um desses encostado na garagem do seu tio avô lá no interior de Minas Gerais? Dependendo das condições e ano de fabricação vale a pena restaurar, regularizar, colocar uma placa preta e vender por um bom preço. 

WV Gol GTI pode valer ouro - Foto: Marcel Ahless the Garage
WV Gol GTI pode valer ouro – Foto: Marcel Ahless the Garage

VW Gol GTI vale ouro 

O Gol GTI se tornou um ícone no mercado de carros clássicos. Exemplares originais ou restaurados são comercializados acima dos R$ 50 mil. O mais caro à venda, é um exemplar anunciado no Webmotors no valor de R$ 250 mil. 

“Carro restaurado nos mínimos detalhes; Placa preta; Direção elétrica; Kit turbo garret 42/48 (não rodou 2 mil/km depois do kit instalado)”, diz o anúncio.

Gol vendido a R$ 250 mil - Captura de tela/ Webmotors
Gol vendido a R$ 250 mil – Captura de tela/ Webmotors

 

Mas porque o Gol GTI é tão caro?

Primeiro sua história. O Gol GTI, apresentado no Salão do Automóvel de 1988, foi o primeiro carro produzido no Brasil com injeção eletrônica. 

Seu motor 2.0 rende 120 cavalos, o que compensa a aerodinâmica deficiente. Ainda assim é suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos e chegar a velocidade máxima de 174 km/h.

Gol GTI - Foto: Divulgação
Gol GTI – Foto: Divulgação

 

Além disso, tem a raridade de algumas séries, versões e cores. A primeira linha, por exemplo, só tem 2 mil unidades. Se for na cor Azul Mônaco ainda, é mais raro ainda. 

Também há a restauração, que nesses modelos de mais de R$ 200 mil é impecável. Alguns deles saíram da BY Denis Studio, oficina especializada na restauração do Gol GTI. 

Eles não tratam apenas da pintura e troca de componentes. Como uma boa parte das peças não são mais fabricadas, a própria oficina é quem desenvolve itens fiéis aos dos modelos lançados nas décadas de 80 e 90. 

 
 
 
 
 
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Itens como os tecidos e as espumas dos bancos e peças de acabamento externo. A restauração mecânica também é feita na oficina, e se o cliente preferir, é com a possível adicionar o turbocompressor. 

Por fim, mas não menos importante a placa preta. Mas para isso é preciso entrar em um clube, solicitar o certificado de originalidade, vistoria, entre outros trâmites. 

Leia também: Passo a passo para solicitar a placa preta para seu carro

 

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