Imagens inéditas mostram trabalho de brigadistas no Pantanal


O Pantanal – a maior planície alagável do mundo – arde em chamas. O Fantástico mostra imagens inéditas do trabalho de brigadistas no combate aos incêndios florestais. Veja imagens inéditas do trabalho de brigadistas no combate aos incêndios florestais no Pantanal
O trabalho dos brigadistas no Pantanal é pesado e sem descanso. Este ano, segundo especialistas, o fogo nessa região tem se comportado de forma diferente. Veio antes da hora, com mais força e tem resistido por mais tempo.
Márcio Ferreira Yule explica as mudanças observadas: “O fogo de um comportamento mais extremo, chamas de 4, 5, 6 metros de altura . Tem sido dias e noites bem quentes – Mudança brusca de direção do vento. Não tá fácil de prever como ele vai se comportar durante o dia e os períodos”.
As imagens, capturadas pelo projeto “Documenta Pantanal”, registram o trabalho dos brigadistas no Pantanal. Um trabalho que precisa ser rápido e orquestrado ( veja no Vídeo acima)
O Pantanal é o bioma com maior aumento de queimadas em relação ao mesmo período de 2023. Só este ano são mais de 9 mil focos de incêndio.
Fogo de turfa
No Pantanal, mesmo onde não há fumaça, pode haver fogo. Márcio Ferreira Yule explica o que é o fogo de turfa: “O fogo subterrâneo, de turfa, aquela matéria orgânica – que fica abaixo do solo. Ele não emite fumaça, não tem claridade de chama, mas ele pode ficar ali muito tempo. Ai tem que cavar e é com ferramenta manual” explica Márcio Ferreira Yule, coordenador estadual Prevfogo/Ibama – MS.
Morte dos animais
Quando o fogo acaba, vem outro susto. O pantaneiro não acredita no que vê – de novo. Em 2020, 17 milhões de vertebrados morreram com os incêndios. Este ano, ainda não há estatísticas.
Pelo menos, três onças morreram, outras quatro onças foram resgatadas feridas. Os bichos resgatados em incêndios recebem tratamento de profissionais.
Onça ferida após incêndio no Pantanal
Reprodução / Fantástico
Adicionar aos favoritos o Link permanente.