Como ficou a Ram Rampage Laramie com o novo motor 2.2? | Avaliação

As caminhonetes da Ram transpiram o country norte-americano, como as músicas dos cantores Alan Jackson, Johnny Cash e Willie Nelson, enquanto a Ram Rampage surge de uma nova safra, a exemplo das vozes de Chris Stapleton e Luke Bryan. Mas será que essa opção tem os predicados para fazer jus ao emblema do fabricante?

A Ram Rampage foi lançada em nosso mercado em junho de 2023, sendo o primeiro modelo da marca produzido no Brasil, e atualmente é oferecida em seis configurações, com duas opções de propulsores e preços iniciais entre R$ 237.990 e R$ 299.990. Mas a grande novidade está onde os olhos não enxergam, mas o corpo sente.

Sob o capô, o motor de quatro cilindros 2.0 turbodiesel saiu de cena para dar lugar ao propulsor 2.2 da Stellantis, também com quatro cilindros e sobrealimentado, capaz de entregar 200 cv e 45,9 kgfm, disponíveis a partir de 1.500 rpm. São números de desempenho superiores aos 170 cv e 38,8 kgfm do antecessor.

Ram Rampage Laramie 2.2 [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Como ficou a Ram Rampage ao volante?

Esse ganho significativo é sentido logo nos primeiros quilômetros, pela maior disposição do utilitário em caminhar à frente e pelas retomadas eficientes feitas pela transmissão automática de nove marchas. Aliás, o zero a 100 km/h é atingido em 9,9 segundos (antes, com o 2.0 turbodiesel, eram necessários 10,9 segundos).

Com uma relação 14% mais longa, é perceptível como o câmbio aproveita a maior potência e torque, efetuando as trocas na maior parte do tempo em torno das 1.500 rpm e aproveitando as marchas mais altas. Quando necessário, a caixa reduz quatro marchas rapidamente, enviando força bruta para garantir ultrapassagens seguras, apesar de uma ligeira demora para atuar – o pedal do acelerador tem calibração voltada para o conforto.

Motor Ram Rampage Laramie 2.2
Ram Rampage Laramie 2.2 [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

A disposição é acompanhada de um ronco encorpado que, por vezes, não parece ser de uma mecânica turbodiesel pulsando sob o capô. Esse matrimônio mecânico não apenas cooperou no desempenho, como também fez bem ao consumo. Segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o gasto de combustível é de 10,6 km/l (cidade) e 13,3 km/l (estrada).

Houve uma melhora na eficiência, pois a Ram Rampage Laramie equipada com o motor antecessor fazia 9,9 km/l nos deslocamentos urbanos e 12,4 km/l na estrada. A nova eletrônica trouxe o uso do Arla 32 para diminuir as emissões de poluentes, passando de 183 g/km para 170 g/km na Ram Rampage 2.2.

Ram Rampage Laramie 2.2 [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Ram Rampage mudou em menos de um ano

Embora tenha realizado essa troca com pouco mais de um ano de mercado, o que pode ter irritado uma parcela de proprietários, ela ficou mais econômica sim e ainda menos poluente. No entanto, esse movimento afastou a Ram Rampage da Fiat Toro, que continua utilizando o 2.0 TD de 170 cv e 38,8 kgfm nas configurações Volcano Turbodiesel (a partir de R$ 201.990) e Ranch Turbodiesel (inicialmente R$ 219.990).

Além dela, essa mecânica também é utilizada nos utilitários esportivos Jeep Compass e Commander, mas já com os dias contados, pois futuramente tanto a Toro quanto o SUV de sete lugares da Jeep adotarão o novo motor 2.2 turbodiesel.

Ram Rampage Laramie 2.2 [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Assim como o câmbio automático de nove marchas, a tração é sempre 4×4 automática com reduzida, o que ajuda a livrar os ocupantes em fora de estrada leve, da mesma forma que promove maior segurança em pisos escorregadios. No entanto, para quem procura uma dose maior de emoção ao volante, a recomendação é optar pelas configurações com o 2.0 turbinado a gasolina.

Dinâmica de sedan grande

Com um comprimento semelhante ao da Fiat Toro e do Jeep Commander, com 5,028 m, ao volante, a Ram Rampage não parece ser uma caminhonete pela maneira como contorna as curvas, transmitindo pouca rolagem de carroceria. Aliás, o conjunto adota a arquitetura McPherson à frente e multibraço atrás, com amortecedores hidráulicos e pressurizados.

A calibração vai para o caminho do conforto, ao filtrar e absorver muito bem as irregularidades do asfalto, e a frente aponta com facilidade, enquanto os ângulos de entrada (25,5º), de saída (27,5º) e a altura mínima do solo de 22,3 cm evitam que a dianteira raspe ou que o centro do utilitário bata com facilidade.

Ram Rampage Laramie 2.2 cinza parada de lateral com árvores ao fundo
Ram Rampage Laramie 2.2 [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Para comparar, a Fiat Toro Ranch oferece um ângulo de entrada de 24,9º, de saída de 28º e uma altura mínima do solo de 234 mm. A direção assistida eletricamente é leve ao esterço em baixa velocidade, da mesma forma que transmite o peso correto ao trafegar mais apressadamente. Direta e rápida ao esterço, ela aumenta essa sensação de boa dirigibilidade, e o volante possui uma ótima empunhadura.

A Ram Rampage usa discos de freios ventilados nas quatro rodas, com 330 mm na frente e 320 mm na traseira (mesmo tamanho aplicado na Ram Rampage R/T). Embora com uma calibração macia durante as frenagens, a suspensão não demonstra a tendência de mergulhar, e a tração 4×4 se encarrega de colocar ordem na casa.

Ram Rampage Laramie 2.2 [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Inscrição Laramie também aparece na nova Ram 1500

A introdução da nova mecânica trouxe, junto, a estreia da configuração Big Horn (a partir de R$ 237.990), assim como nas configurações Rebel 2.2 (R$ 265.990) e a avaliada Laramie 2.2 (R$ 278.990), uma nomenclatura aplicada na irmã maior Ram 1500. Paralelamente, a eficiente mecânica turbinada 2.0 Hurricane 4 de 272 cv e 40,8 kgfm segue firme e forte nas opções Rebel (a partir de R$ 268.990), Laramie (R$ 281.990) e R/T (R$ 299.990).

Se beleza se põe à mesa, a Ram Rampage Laramie 2.2 não sofreu nenhuma mudança estética, o que é uma boa notícia, por se manter bonita e moderna. Nesta configuração Laramie, os cromados tomam conta do exterior e o visual é completado pelas rodas diamantadas de 18 polegadas, calçadas com pneus 235/60.

Aliás, o compartimento de cargas oferece uma capacidade volumétrica de 980 litros, com o compartimento medindo 1,05 m de comprimento, 1,88 m de largura máxima e 595 mm de profundidade. A leveza da tampa possibilita o manuseio com apenas uma mão, o que facilita a operação. A capota marítima é de série.

Caçamba da Ram Rampage Laramie 2.2
Ram Rampage Laramie 2.2 [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

E por dentro?

É ao abrir a porta que surge uma similaridade com a Ram 1500, com o uso de bons materiais e arremates empregados no acabamento. Assim como a irmã maior, o quadro de instrumentos é totalmente digital, mas de 10,3 polegadas, contra 12,3 polegadas da Ram 1500, e o seletor de marchas é giratório. Outra característica comum entre elas são os avisos incessantes a todo momento.

Construída sobre a plataforma Small Wide (compartilhada com o Commander e a Toro), as dimensões de 5,028 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos garantem uma boa habitabilidade aos até cinco ocupantes.

Interior Ram Rampage Laramie 2.2
Ram Rampage Laramie 2.2 [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Para comparação, o Jeep Commander mede 4,76 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,71 m de altura e 2,79 m de entre-eixos, com porta-malas de 661 litros na versão Longitude 5 lugares (a partir de R$ 227.990).

Por iniciais R$ 278.990 ou R$ 280.990 finalizada na tonalidade metálica cinza Maximum Steel (R$ 2.000 extras), a Ram Rampage Laramie entrega de série, entre os itens, o banco elétrico do motorista e do carona em 12 posições, bem como o revestimento em couro dos bancos, laterais de portas e do volante.

Ergonomia e espaço traseiro

Os comandos estão bem localizados à mão, enquanto a coluna de direção é amplamente ajustável em altura e profundidade. A visibilidade à frente e lateral é boa, mas a traseira é minimamente sacrificada pelo desenho e o tamanho do vidro traseiro.

Apesar disso, há carregador de smartphone por indução, ar-condicionado de duas zonas, multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto/Apple CarPlay, som assinado pela Harman Kardon composto por dez alto-falantes e seis entradas USB (três do tipo USB-C de carregamento rápido).

Quem viaja atrás encontra um acesso facilitado pelo ângulo de abertura da porta traseira e, uma vez dentro, é bom o espaço para as pernas e os joelhos, assim como há saídas de ar dedicadas, embora a inclinação do encosto traseiro incomode em longos percursos, por conta das costas irem em uma posição mais ereta.

O pacote de segurança da Ram Rampage Laramie 2.2 inclui acendimento automático dos faróis com ajuste elétrico de altura, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & GO, controle eletrônico de estabilidade, além de sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.

Ainda há alerta de saída de faixa com assistente ativo e centralização, detecção de tráfego traseiro cruzado, monitoramento de ponto cego e de pressão dos pneus, assistente de partida em aclives e declives e sete airbags, para citar.

Veredicto

A Ram Rampage é uma opção para quem gosta de caminhonetes, mas não precisa ou não quer a robustez das caminhonetes médias, como a Ford Ranger, Chevrolet S10 e outras. A introdução da nova mecânica 2.2, unida ao câmbio automático de nove marchas, trouxe benefícios ao utilitário, principalmente no que diz respeito à dirigibilidade mais ágil e ao consumo de combustível.

Com uma cabine bem construída, que inclui elementos das irmãs maiores, a Rampage eleva a sensação de conforto e se distanciar da Fiat Toro. Sua dinâmica, parecida com a de um sedã, faz dela uma excelente opção tanto para a cidade quanto para a estrada. Se você está procurando uma caminhonete que fuja do lugar comum dos SUVs, vale a pena considerar a Rampage.

Ram Rampage Laramie 2.2 cinza parada de traseira
Ram Rampage Laramie 2.2 [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

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