Comunidade reage e vai à prefeitura contra saída de diretora; ‘considerações serão analisadas’, diz vice

Moradores de Barranceira foram até a prefeitura de Laguna, na tarde desta terça-feira, 28, para tentar reverter a exoneração da diretora Alessandra Polucena, que geria a escola municipal.

A comunidade escolar está mobilizada desde que a saída da gestora foi confirmada na segunda-feira, 29. Um abaixo-assinado foi realizado como forma de demonstrar apoio à continuidade da diretora no cargo.

“Uma escola não é feita só de edificações, mas de pessoas, e nessa instituição a Alessandra Polucena sempre presou pelo cuidado com cada um que por ali passou, com o alcance integral dos planos de gestão e do acolhimento integral de cada aluno com todas as suas especificidades”, escreveu Karlene Fernandes, em uma rede social. A publicação repercutiu na cidade.

A diretora está à frente da escola desde meados da década passada. Com quase 90 anos de história, o colégio de Barranceira é um dos mais bem avaliados nas últimas três edições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município.

A ida da comunidade à prefeitura ocorreu no começo da tarde. O vice-prefeito Leandro Bento (PSDB) escutou os pedidos dos moradores. “Todos foram ouvidos e suas reivindicações serão discutidas com os técnicos da Secretaria de Educação. A decisão sobre a nomeação de diretor de escola passa por critérios técnicos, e as considerações trazidas pela comunidade serão analisadas”, disse, ao Portal.

Na internet, foi ventilada a possibilidade de a exoneração ter sido solicitada pelo vereador Vitor Elíbio (MDB), que é de Barranceira. Em uma nota veiculada online, o parlamentar disse que as exonerações e contratações são de responsabilidade do prefeito, mesma versão que mencionou em entrevista ao Agora Manhã, no começo da semana.

“Sobre direção escolar eu sempre defendi que deveria ser cargo eletivo, assim como nas escolas estaduais, e poder participar apenas funcionários efetivos. Entretanto não é assim, não vou entrar no mérito de quem está à frente da direção hoje, por que até então faz um bom trabalho. Mas se o prefeito decidir trocar, que no mínimo entregue à alguém da comunidade, pois cada comunidade sabe sua real necessidade. Sobre a especulação da minha sogra, jamais permitiria, pois, seria nepotismo cruzado. Hoje não tenho autoridade nem de ter um gabinete na Câmara para atender os nossos munícipes”, diz a nota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.