Memorial Brumadinho será aberto neste sábado, 25 de janeiro

Seis anos após a maior tragédia brasileira ocorrida em um local de trabalho, o Memorial Brumadinho — um espaço de memória às vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão — será aberto no dia 25 de janeiro, às 15h, em uma solenidade especial com familiares das vítimas, autoridades e comunidade local.

Ele nasce de uma iniciativa histórica, fruto da mobilização dos familiares para salvaguardar segmentos corporais de vítimas e honrar as 272 vidas ceifadas na tragédia — 251 trabalhadores, dois nascituros, além de moradores da comunidade e turistas.

O Memorial está situado no local do rompimento, no Córrego do Feijão. Para Fabíola Moulin, presidente da Fundação Memorial de Brumadinho — instituição criada em 2023 para manter e gerir o Memorial —, ele não é apenas um espaço de lembrança. “O Memorial Brumadinho é um espaço de rememoração e de reflexão, pautado no compromisso ético de reparação simbólica a partir das memórias daqueles que foram vitimados pelo rompimento da barragem. Sua existência reflete a importância de não esquecer esse acontecimento e de compreendê-lo como uma prática de violência contra a humanidade e o meio ambiente”, diz.

Como o Memorial foi criado?

Em maio de 2019, familiares das vítimas protocolaram no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a solicitação da construção de um “Parque Memorial em homenagem às vítimas da tragédia na cidade de Brumadinho”, com a assinatura de cerca de 100 pessoas. Dessa mobilização nasceu também a Associação de Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM), que passou a representar formalmente os interesses do grupo, bem como a pleitear a participação ativa no processo de construção do Memorial.

Em 25 de janeiro de 2020 (um ano após a tragédia), os familiares celebraram a conquista desta reivindicação coletiva, com a pedra fundamental do Memorial.

 

Sobre o Memorial

Memorial Brumadinho – Crédito Jomar Bragança

O projeto do Memorial Brumadinho — escolhido pelos familiares por votação — foi idealizado pelo escritório Gustavo Penna Arquitetos Associados e visa proporcionar uma experiência imersiva aos visitantes. O espaço reúne um bosque com 272 ipês amarelos, plantados em homenagem a cada uma das vítimas, uma escultura-monumento, um espaço meditativo, uma drusa de cristais, duas salas de exposição, além de um espaço dedicado à guarda digna e honrosa dos segmentos corpóreos das vítimas.

Além de um espaço de memória, ele terá projetos educativos e de pesquisa, fomentando estudos interdisciplinares em áreas como meio ambiente, geografia, arquitetura, direito e história, com foco na tragédia e seus desdobramentos. “O Memorial Brumadinho se coloca como uma iniciativa pioneira no Brasil, que visa promover o direito à memória e o incentivo a reflexões fundamentais sobre o tema”, afirma Fabíola Moulin, presidente da Fundação Memorial de Brumadinho.

A abertura

Na manhã do sábado (25 de janeiro), o ato público será realizado na Praça Saudade das Joias, em Brumadinho.

No dia 26, a cerimônia — restrita a familiares e convidados — se repete pela manhã.

Veja a Programação:

Sábado 25/01

  • 15h – entrada dos convidados
  • 15h às 16h – visita às salas de exposição Memória e Testemunho
  • 16h – cerimônia de abertura com fala de autoridades
  • 16h30 às 20h – visita às salas de exposição Memória e Testemunho
  • 17h30 – Orquestra de Cordas, formada por jovens músicos de Brumadinho
  • Ao longo da programação – intervenções poéticas com Raquel Pedras
  • 20h – encerramento

Domingo 26/01

  • 11h – entrada dos convidados
  • 11h30 – cerimônia de abertura
  • 11h às 16h – visita às salas de exposição Memória e Testemunho
  • 12h – Orquestra de Cordas, formada por jovens músicos de Brumadinho
  • 12h28 – visita à Drusa
  • Ao longo da programação – intervenções poéticas com Raquel Pedras
  • 16h – encerramento

O Memorial Brumadinho fica na Rua Hum, nº 100, no Córrego do Feijão. Memorial estará aberto só para convidados nos dias 25 e 26/01.

O local será aberto ao público e com visitação gratuita a partir destas datas e funcionará quarta à sexta, das 9h30 às 16h30; e sábado, domingo e feriados, das 9h30 às 17h30.

Da Redação Na Rua News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.