Lula diz que ‘talvez só Jesus Cristo’ faria o que ele fez pela dívida de Minas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez seguidas críticas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante a cerimônia de assinatura da concessão da BR-381, nesta terça-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Em uma cerimônia marcada por alfinetadas ao governador mineiro, ele foi acusado pelo petista de ingratidão por ter feito críticas ao projeto de renegociação das dívidas dos Estados com a União: “A palavra ‘obrigado’ é tão simples, mas para falar ‘obrigado’ é preciso ter grandeza”.

“Esse acordo das dívidas de Minas Gerais, dos Estados como um todo, o governador de Minas Gerais deveria vir aqui me trazer um prêmio, um troféu de primeiro presidente da República que ele tem conhecimento que nunca vetou absolutamente nada de nenhum governador e de nenhum prefeito por ser contra ou por ser oposição”, disse Lula.

As dívidas estaduais totalizam cerca de R$ 765 bilhões, dos quais R$ 157,7 bilhões correspondem a Minas Gerais. “O que nós fizemos para os Estados que não pagavam a dívida talvez só Jesus Cristo fizesse se ele concorresse à presidência da República desse país. Porque essa é uma escola de vida que eu tenho”, emendou o presidente.

 

Na última semana, após a sanção do projeto que renegocia o débito dos Estados, Zema foi às redes sociais criticar um dos vetos do presidente Lula. Diferentes ministros do governo, como Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), rebateram e trocaram farpas com o governador.

BR-381

Nesta terça-feira (22), foi feita a assinatura do contrato de concessão da BR-381, conhecida como “rodovia da morte”, em Minas Gerais. A previsão é de que o investimento chegue a R$ 10 bilhões em 30 anos de concessão.

Serão feitas obras em uma extensão de 303,4 km. O início será na capital mineira, em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-262 (que segue para Sabará), e vai até a cidade de Governador Valadares, no entroncamento com a BR-116.

A “rodovia da morte” é uma das estradas federais com o maior registro de acidentes em todo o país. Somente no primeiro semestre de 2024, foram 347 acidentes, uma média de um acidente a cada 12 horas.

Entre os problemas, estão traçados altamente sinuosos, pistas simples na maioria do percurso, baixa manutenção da estrutura e ausência de iluminação e sinalização.

O projeto de readequação prevê 51 mudanças no traçado da BR-381, com a duplicação de 106 quilômetros de rodovia que passam por 13 cidades. Ainda, a construção de 83 quilômetros de faixas adicionais, áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.

O plano inicial é de que, em 100 dias, seja feita uma reabilitação da estrada para garantir segurança viária. Nessa lista, estão reparos de pavimento, especialmente em trechos esburacados, além de pontes e viadutos, e recuperação de sinalização e de iluminação.

A BR-381 será administrada pela Concessionária Nova 381, criada pelo grupo 4UM Investimentos, que venceu o leilão. O pedágio será gratuito ao longo do primeiro ano de contrato e, depois disso, terá desconto para moradores e trabalhadores da região. Haverá opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs.

A BR-381 é tida como um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais. A rodovia atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, e interliga o Estado mineiro, São Paulo e Espírito Santo. A estrada tem um fluxo intenso de caminhões, ônibus e veículos leves no trecho ao longo de 13 cidades. O tráfego médio é de 24,7 mil veículos ao dia.

Da Redação Na Rua News
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