Por que o piso de garagem tem um barulho tão irritante?

Quem nunca se irritou com o barulho estridente dos pneus em contato com o piso de garagem de prédio ou shopping que atire a primeira chave de roda. O ambiente fechado, o ruído do motor, os alertas sonoros dos sensores de estacionamento e o atrito dos pneus com o piso são o combo perfeito para liberar uma pequena carga de estresse.  

Quanto menos espaço houver para fazer a manobra ou quanto mais a curva for apertada, mais alto irá soar o arrasto dos pneus no piso liso da garagem. Epóxi é um dos materiais mais usados em estacionamentos internos de shopping e condomínios, e também um dos que mais geram ruído.  

Concreto polido também é muito utilizado e é uma alternativa mais barata que o Epóxi. Porém, em termos de ruído, ambos oferecem um nível de desconforto parecido aos nossos ouvidos. Então, por que insistem em escolher esse tipo de acabamento? O principal deles é por oferecerem mais segurança, já que são antiderrapantes. Depois temos algumas variáveis. Uns são mais resistentes, outros mais baratos… 

Por que piso de garagem interna tem um barulho tão irritante? Imagem mostra estacionamento vazio
Vaga de estacionamento (divulgação)

O concreto polido, por exemplo, exige pouca manutenção, tem uma alta durabilidade e um custo mais baixo. Já o epóxi é mais resistente a manchas de óleo, graxas e mais produtos químicos. Poliuretano, cimento queimado e concreto texturizado ou antiderrapante também são muito comuns em pisos de garagem.  

Mas não iremos nos ater aos detalhes de cada um. Pois, o objetivo aqui é explicar por que o piso de estacionamento produz um som tão irritante. Não é te ajudar a escolher o material do piso da sua garagem. Os guias de compra de carros legais são conosco, já o melhor tipo de piso é com os nossos amigos jornalistas especializados em engenharia e arquitetura.

Por que piso de garagem interna tem um barulho tão irritante? Imagem mostra estacionamento com um carro
Carro parado na garagem [Divulgação]

Afinal, por que o piso de garagem tem um barulho tão irritante? 

1º Tipo do piso

Epóxi, concreto bruto, cimento queimado, porcelanato e cerâmica estão entre as opções que mais geram ruído. Enquanto, poliuretano, concreto polido e borracha geram menos. O tipo de piso é o principal motivo para o barulho ser tão irritante. No caso do epóxi, por exemplo, o acabamento liso e rígido amplifica o som do atrito ao invés de absorvê-lo.  

2º Frequência sonora e eco

As garagens contam com superfícies duras com concreto e metal, que têm como característica reverberar o som. Que criam uma sensação de som mais alto e confuso. Ou seja, perturbador. Além disso, o som produzido pelo atrito do piso e dos pneus em ambientes fechados propensos a eco normalmente estão em uma frequência mais alta. Por isso, são naturalmente mais desconfortáveis aos ouvidos. 

Carros esportivos e recuperados estacionados em um galpão - Piso de garagem
Foto: Serviço Nacional de Inteligência de Crimes de Veículos do Reino Unido (NaVCIS)

3º Desconforto psicológico

Já notou que estacionamentos tem poucos sons agradáveis ou variados? Por isso, ruídos desagradáveis como o atrito do piso e a borracha dos pneus se destacam tanto. Por fim, o som do atrito, a ausência de luz natural e os bipes dos sensores ativam uma reação de alerta no nosso cérebro que tornam o barulho ainda pior.  

A situação é ainda mais estressora quando a falta de sinal corta a nossa música bem na hora do refrão. O que estressa não é manobrar o carro, é o ambiente de estacionamento interno que irrita. Mas nos toleramos para não deixar nosso carango suscetível aos danos e perigos de ficar estacionado na rua. É aquela coisa, detestamos o barulho do estacionamento, mas odiaríamos mais não ter uma vaga para estacionar.  

Você também acha o barulho de piso de garagem irritante? Conte para nós nos comentários


O post Por que o piso de garagem tem um barulho tão irritante? apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.