Trump oficializa saída dos EUA da OMS e encerra financiamento à entidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (20) que o país deixará oficialmente de participar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e interromperá qualquer financiamento destinado à entidade. A OMS, com sede em Genebra, desempenhou um papel crucial no combate à pandemia de covid-19 e coordena programas globais de enfrentamento a diversas doenças.

A decisão foi justificada por Trump com a acusação de que a organização teria agido de maneira prejudicial aos interesses dos Estados Unidos. Segundo o presidente, a OMS não teria sido transparente e teria, nas palavras dele, “roubado” o país ao priorizar outros interesses.

Além de abandonar a OMS, o governo americano informou que também está se retirando das negociações para um Acordo Pandêmico, iniciativa internacional que busca estabelecer regras comuns para lidar com crises de saúde global. Esse acordo tem como objetivo principal evitar a repetição de falhas que marcaram a resposta mundial à pandemia de covid-19.

A retirada dos Estados Unidos da OMS marca um dos primeiros decretos assinados por Trump após sua posse, destacando sua postura de priorizar ações que, segundo ele, defendem os interesses nacionais.

Da Redação Na Rua News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.