Quais carros da Stellantis terão motor novo em 2025?

Constantemente, os fabricantes alteram suas linhas de produtos para se manterem atualizados, atrair novos consumidores ou fidelizar os clientes existentes. Em 2025, esse cenário se repetirá, com novidades nos motores de diversos modelos ao longo do ano.

Essas mudanças ocorrerão principalmente dentro da gigante automotiva Stellantis, responsável pelas marcas Fiat, Citroën, Jeep, Peugeot e Ram. Confira os modelos que terão um “novo coração” neste ano.

Fiat Toro

Fiat Toro Volcano diesel [Auto+ / João Brigato]
Fiat Toro Volcano diesel [Foto: Auto+ / João Brigato]

A caminhonete monobloco Fiat Toro passará a adotar o novo propulsor 2.2 turbodiesel, substituindo o motor 2.0 diesel de quatro cilindros. A nova mecânica trará mais potência e torque, com 200 cv e 45,9 kgfm, em vez dos 170 cv e 35,7 kgfm da antecessora. O câmbio será automático de nove marchas e a nova motorização estará disponível nas versões Ranch e Volcano.

O preço dessas versões também sofreu um reajuste: 3,5% na Volcano e 2,3% na Ranch, resultando em preços de R$ 206.990 e R$ 224.990, respectivamente, de acordo com informações do site Autos Segredos. A Fiat Toro continuará oferecendo o motor 1.3 16V turbo (T270), agora de 176 cv (com gasolina/etanol), para se adaptar às normas do Proconve L8.

Fiat Titano

Fiat Titano vermelha parada sobre a areia com as rodas dianteiras viradas
Foto [Divulgação]

Como já antecipado, a Fiat Titano, a caminhonete monobloco, sofrerá mudanças sob o capô, menos de um ano após seu lançamento. O novo motor será o 2.2 Multijet turbodiesel da Ram Rampage, com 200 cv e 45,9 kgfm, substituindo o 2.2 BlueHDI turbodiesel, que gera 180 cv e 40,8 kgfm. A nova unidade já foi introduzida na Peugeot Landtrek. Além disso, a produção da Titano será transferida do Uruguai para a Argentina.

Ram Rampage

Ram Rampage Big Horn prata, vista de frente e com grama ao fundo foi a primeira versão da gama  com motor novo
Ram Rampage Big Horn 2.2 Foto: Divulgação]

A Ram também promoveu mudanças no modelo Rampage. A grande novidade é o novo motor 2.2 turbodiesel, com 200 cv e 45,9 kgfm, que será compartilhado com a Titano e a Toro. Essa estratégia visa reduzir os custos de produção e tornar o produto mais competitivo.

A gama da Ram Rampage é formada pelas configurações Big Horn 2.2 Diesel (foto) que custa a partir de R$ 237.990, Rebel 2.2 Diesel (R$ 265.990), Rebel Gasolina (R$ 268.990), Laramie 2.2 Diesel (R$ 2778.990), Laramie Gasolina (R$ 281.990), Rampage R/T (R$ 299.990).

Fiat Mobi

A linha 2025 do Fiat Mobi traz de volta o motor 1.0 Firefly, que anteriormente equipava a versão Drive do subcompacto. Com o retorno do motor, o Fire (sigla para Fully Integrated Robotized Engine ou Motor Robotizado Totalmente Integrado, em tradução livre) encerra um ciclo de quase 25 anos no mercado brasileiro.

Atualmente, o Fiat Mobi é oferecido em duas versões: Like, de entrada, e Trekking, com preços a partir de R$ 76.990 e R$ 79.990, respectivamente. Ambas as versões entregam 75 cv e 10,7 kgfm quando abastecidas com etanol.

Citroën C3, Basalt e Aircross

Em 2025, o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros naturalmente aspirado será utilizado no Citroën C3, Basalt e Aircross, substituindo o motor 1.6 flex de 120 cv, que não atende às novas regras de emissões do Proconve L8.

Todos os modelos receberão o novo motor no segundo semestre de 2025, com lançamento realizado em fases, com dois meses de diferença entre cada um. O Aircross será o primeiro, seguido pelo C3 e, por último, o Basalt. O motor 1.3 de 107 cv (etanol) também é utilizado no Argo, Cronos, Pulse e Strada, por exemplo.

Jeep Commander

O Jeep Commander, atualmente disponível a partir de R$ 227.990 e com opções de cinco ou sete lugares, recebeu em 2024 a versão Blackhawk Hurricane 4×4, com preço inicial de R$ 335.990, equipada com o motor 2.0 turbo de 272 cv e 40,8 kgfm, compartilhado com a Ram Rampage.

No entanto, uma nova versão do Commander será lançada com o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm, também utilizado na Ram.

Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid

Os furgões gêmeos Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid deixarão de utilizar o motor 1.4 Fire e serão equipados com o motor 1.3 Firefly, oferecendo mais potência. A nova motorização entrega 107 cv e 13,7 kgfm (etanol), superando os 86 cv e 12,2 kgfm da versão anterior. O câmbio será manual de cinco marchas.

Peugeot 208 e 2008 T200 Hybrid

Os modelos Peugeot 208 e 2008 receberão a tecnologia micro-híbrida (MHEV), semelhante à dos modelos Fiat Pulse e Fastback. A previsão é que cheguem ao mercado em maio deste ano, nas versões GT, sob a nomenclatura T200 Hybrid.

Ambos os modelos contarão com um sistema híbrido leve de 12 Volts, combinado com o motor 1.0 turbo de três cilindros, entregando 130 cv e 20,4 kgfm. A transmissão será continuamente variável (CVT) com sete marchas simuladas.

Fiat Fastback

Fiat Fastback Hybrid branco de traseira em um estacionamento molhado com uma floresta ao fundo
Fiat Fastback Hybrid [Foto: Auto+ / João Brigato]

O Fiat Fastback ganhou a tecnologia híbrida-leve (MHEV) e é comercializado em nosso mercado nas versões Audace Turbo 200 Hybrid Flex (a partir de R$ 155.990) e Impetus Turbo 200 Hybrid Flex (iniciais R$ 165.990), embora não haja mudanças nos números de desempenho (130 cv a 20,4 kgfm com etanol).

A tecnologia híbrida-leve do Fastback também foi incorporada no Pulse, porém, no SUV-cupê não foi incorporada na opção de entrada Sem Nome (R$ 119.990), assim como nas configurações Limited Edition Turbo 270 (R$ 168.990) e Fastback Abarth Turbo 270 (R$ 171.990).

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