Segunda geração da Ford F-150 SVT Lightning ainda tira o sono

Conforme publicamos anteriormente, quando contamos a história da primeira geração da Ford F-150 SVT Lightning, agora vamos explorar a segunda fase da caminhonete esportiva da marca do oval azul. Esta versão talvez seja a mais conhecida entre os brasileiros, já que algumas unidades circulam por nossas ruas e avenidas, além de suas aparições no filme Velozes e Furiosos de 2001.

Com o fim da primeira geração em 1995, a Ford já tinha novos planos, dividindo a linha F-Series em duas categorias: Light Duty (uso geral) e Heavy Duty (uso comercial). Isso permitiu que a divisão SVT (Special Vehicle Team) trabalhasse com mais liberdade, e o resultado foi uma nova versão da F-150 SVT Lightning.

Produzida de 1999 a 2004, essa referência entre as Muscle Trucks exibia um visual musculoso e esportivo. Sob o capô, estava o motor V8 5.4 Triton, equipado com compressor e comandos no cabeçote, gerando inicialmente 365 cv e robustos 60,6 kgfm de torque. A partir de 2001, o conjunto passou a entregar 380 cv e 63,4 kgfm.

Ford F-150 SVT Lightning [Foto: Divulgação]

A transmissão automática (nomenclatura 4R100) de quatro marchas orquestrava todo esse poderio, permitindo que a caminhonete acelerasse de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, com uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 225 km/h. Além disso, o quarto de milha (402 m) era percorrido em 13,9 segundos, com uma velocidade de cerca de 165 km/h.

A capacidade de aceleração era aprimorada pelo diferencial traseiro com bloqueio (LSD), que melhorava a tração. Os números da Ford F-150 SVT Lightning a tornaram a caminhonete mais rápida de sua época. Aliás, o motor V8 5.4 Triton da caminhonete também serviu de base para o Ford GT de 2005, que gerava 558 cv e 69,3 kgfm, além de equipar a F-150 Harley Davidson Edition.

Ford SVT F-150 Lightning vermelha de traseira com árvores ao fundo
Ford SVT F-150 Lightning [Foto: Divulgação]

Visual envolvente

Todo esse ímpeto era acompanhado de um design mais envolvente em relação à primeira geração, liderado por Tom Scarpello, gerente de produto da divisão SVT. O exterior se tornou mais dinâmico, fluido e arredondado, seguindo as linhas da décima geração da F-150.

Os destaques do design eram os para-choques envolventes, as rodas de 18 polegadas calçadas com pneus Goodyear Eagle F1 de medidas 295/45 R18, desenvolvidos especialmente para a picape, e as lanternas com um estilo Altezza. A partir de 2001, as rodas mantiveram os cinco raios, mas passaram a ter um acabamento brilhante.

Ford SVT F-150 Lightning vermelha de frente andando na pista
Ford SVT F-150 Lightning [Foto: Divulgação]

As suspensões foram rebaixadas em 3,8 centímetros para aprimorar a dinâmica nas curvas, conferindo à caminhonete uma postura mais esportiva e intimidadora. O conjunto adotava a arquitetura independente com molas helicoidais na dianteira e eixo rígido na traseira.

Os freios com ABS usavam discos ventilados de 330 mm no eixo frontal e de 305 mm no traseiro, enquanto a direção possuía assistência hidráulica. Considerada por muitos como a caminhonete mais legal de todos os tempos, ao lado da GMC Syclone e da Dodge Ram SRT-10, a Ford F-150 SVT Lightning teve cerca de 28.000 unidades produzidas.

Ford SVT F-150 Lightning [Foto: Divulgação]

Todas com um interior predominantemente em cinza e preto. Por dentro, a caminhonete contava com um quadro de instrumentos analógico de fundo branco, volante de quatro raios revestido em couro, bancos com formato esportivo, trio elétrico, ar-condicionado, rádio AM/FM com CD e controle de velocidade. Não à toa, ela foi o carro de entrega de Brian O’Connor, vivido por Paul Walker, no primeiro filme da franquia Velozes e Furiosos.

Na sua opinião, você prefere a primeira ou a segunda geração da Ford F-150 SVT Lightning? Escreva nos comentários!


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