Isenção de IPVA 2025 em São Paulo? Só se você tiver um Corolla 

Desde que a eletrificação dos carros se tornou algo corriqueiro no dia-a-dia, alguns estados começaram a se movimentar para beneficiar a indústria nacional. Carros elétricos, que são chineses em sua maioria, tiveram a isenção revogada em alguns lugares. Mas a isenção do IPVA 2025 chama atenção em São Paulo. Porque só serve para os Toyota Corolla e Corolla Cross.

Publicada pela Secretaria de Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) de São Paulo, a Lei 18.065, de 18 de dezembro, isenta do pagamento do IPVA 2025 somente carros híbridos regulares e híbridos plug-in. Especificamente, a lei visa evitar que carros semi-híbridos, como os Fiat Fastback e Pulse, além dos Kia Stonic e Sportage e os CAOA Chery Tiggo 5X Hybrid e Tiggo 7 Hybrid sejam beneficiados.

Isso porque a regra para isenção do IPVA 2025 estabelecida pelo Estado de São Paulo deixa claro que o governo só considera um carro híbrido quando há tração do motor elétrico. De fato, uma afirmação correta visto que, se o motor elétrico não move as rodas, não dá para considerar um carro híbrido.

Toyota Corolla Cross XRX HEV [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX HEV [Auto+ / João Brigato]

Isenção de IPVA 2025 no Estado de São Paulo

Mas a lei é tão específica que só consegue enquadrar os Toyota Corolla e Corolla Cross na isenção do IPVA 2025. Segundo o governo paulista, “isenta do pagamento do IPVA veículos movidos a hidrogênio e híbridos com motor elétrico e a combustão que tenha uma potência mínima de 40 kW e seja alimentado por um sistema de tensão com, no mínimo, 150 volts, capaz de recuperar energia para as baterias”. 

Como o sistema dos “hybrid” da Fiat é de 12V, eles já não se enquadram na isenção de IPVA de São Paulo, mesmo sendo flex. Já os semi-híbridos da CAOA Chery e Kia não enquadram por conta da tensão do sistema e por não serem flex. Além disso, 40 kW, significa que o motor elétrico sozinho tem que ter pelo menos 54 cv, algo que nenhum semi-híbrido consegue ter.

Toyota Corolla Cross 2026 branco, visto de trás e com fundo claro
Toyota Corolla Cross 2026 [Divulgação]

Vale lembrar que o motor elétrico do Corolla e do Corolla Cross tem 72 cv. Além disso, ele é capaz de tracionar as rodas sozinho e é flex. Ou seja, somente os modelos da marca japonesa se enquadram na regra de isenção de IPVA 2025 em São Paulo. Convenientemente coincidente, os dois são produzidos no estado.

Mais carros terão isenção?

Por enquanto, não há mais nenhum carro híbrido (de verdade) flex no Brasil. Há planos da GWM e da BYD de produzem modelos no Brasil com essa tecnologia, com estreia programada ainda para este ano. Com isso, eles também terão isenção do IPVA 2025 em São Paulo, tirando o reinado dos Toyota.

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GWM Haval H6 PHEV19 [Auto+ / João Brigato]

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