O homem que ajudou a construir o primeiro Tesla quer caminhões de grande porte sem emissões

O mundo da mobilidade elétrica tem um novo defensor da logística eletrificada: Ali Javidan – o homem que ajudou a construir o primeiro Tesla e atual CEO da Range Energy, quer caminhões de grande porte sem emissões.

Javidan, foi entrevistado do Podcast do Motor Trend “The InEVitable” e falou um pouco sobre sua carreira e dos benefícios da popularização da eletrificação no transporte de cargas. 

É possível ter caminhões de grande porte sem emissões?

A trajetória de Javidan no setor automotivo é marcada pelo pioneirismo. O engenheiro Ali trabalhou no Tesla Roadster original e teve papel fundamental no desenvolvimento do icônico Model S, um marco na história dos veículos antes mesmo da Tesla ser comprada por Elon Musk. 

Agora a missão é diferente: eletrificar a frota de caminhões de grande porte. Javidan acredita que ainda há desafios, como a necessidade de baterias com maior capacidade e a infraestrutura de carregamento adequada.  

Esses entraves, que podem atrasar o transporte de carga 100% verde, dão margem para diferentes propostas. Para Javidan, uma abordagem mais gradual e pragmática pode ser a solução. 

Ali Javidan (ao centro) no podcast The Inevitable
Ali Javidan (ao centro) no podcast The Inevitable – Foto: The Inevitable

 

Para isso, propõe eletrificar apenas os trailers dos caminhões, no caso os reboques e manter os caminhões com seus combustíveis atuais. 

A proposta de sua nova empresa, a Range Energy, é reduzir sensivelmente o consumo de combustível e as emissões sem a necessidade de substituir a frota atual, equipando a carroceria com baterias e motores elétricos, assim é possível diminuir a força utilizada pelo motor a combustão. 

Engenheiro que ajudou a criar primeiro Tesla quer Caminhões sem emissão - Foto: Divulgação
Engenheiro que ajudou a criar primeiro Tesla quer Caminhões sem emissão – Foto: Divulgação

Como funciona

O mecanismo visa adaptar três peças a um trailer já existente: um eixo elétrico, uma bateria e um pino mestre inteligente. 

Segundo Javidan, essa abordagem oferece uma série de vantagens. Entre elas reduzir as emissões de CO2 em até 70% e 40% de economia de combustível. 

Funcionamento do sistema da Range Energy - Foto:  Range Energy
Funcionamento do sistema da Range Energy – Foto:  Range Energy

 

“A ideia aqui é que substituir todos os veículos de grande porte da Classe 8 na estrada será difícil e levará muito tempo. Mas se você pudesse melhorar o trailer que cada um deles reboca por meio da eletrificação, isso poderia ajudar muito a reduzir as emissões de caminhões, comenta. 

Além disso, a combinação de um caminhão a diesel com o trailer elétrico aumenta a autonomia do conjunto, tornando-o mais eficiente para longas distâncias. 

O sistema também representa uma solução mais econômica do que a substituição completa de toda a frota de caminhões por modelos 100% elétricos.

O que achou da nova abrodagem? Será que vai funcionar? Responda nos comentários.

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