BYD faz mudanças em sua fábrica no Brasil após denúncias 

A BYD passou por momento turbulentos nas últimas semanas após denúncias de trabalho análogo a escravidão por funcionários terceirizados da construtora chinesa Jinjiang. Nesta quinta-feira (16), a BYD compartilhou algumas fotos e informou que está realizando mudanças em sua fábrica em Camaçari, na Bahia, para oferecer melhores condições aos colaboradores brasileiros e funcionários estrangeiros de seus prestadores de serviço.  

A gigante chinesa também informou que encerrou seu contrato com a Jinjiang e que já estuda a sua substituição. Os trabalhadores mencionados na notificação retornaram à China. A construtora chinesa informou a BYD que os pagamentos de todas verbas rescisórias foram realizados devidamente aos funcionários.  

Já os demais trabalhadores estrangeiros ficarão hospedados em hotéis até que as novas moradias estejam aptas para recebê-los. A partir de agora todos os trabalhadores das empresas contratadas pela BYD vão realizar as refeições no mesmo refeitório que os funcionários da marca. Vale lembrar, que na denúncia realizada foram anexadas imagens dos funcionários estrangeiros pegando a comida em baldes e caixas térmicas de bebida.

Veja as providências da BYD após as denúncias 

Imagem mostra chineses fazendo suas refeições em refeitório da BYD
Refeitório da BYD em Camaçari – Bahia [divulgação]

No momento as obras da fábrica de Camaçari estão embargadas. Uma construtora brasileira foi contratada para realizar as adequações para que a construção seja retomada. Também foi criado um comitê de compliance para inspecionar o andamento da obra.  

De acordo com a BYD, a primeira reunião aconteceu no dia 08 de janeiro. De acordo com a fabricante, o comitê é composto por representantes da BYD, escritórios de advocacia, especialistas em direito trabalhista e segurança do trabalho, além de um consultor independente.  

Imagem mostra dormitório na fábrica da BYD em Camaçari após denúncias
Dormitórios da fábrica da BYD em Camaçari – Bahia [divulgação]

O grupo está responsável por se reunir periodicamente para acompanhar o cumprimento da legislação brasileira, além de implementar melhorias nos processos. Através de comunicado a BYD aproveitou para reforçar que conhece e respeita as leis locais. A fabricante também dividiu que uma de suas ambições é transformar Camaçari no Vale do Silício da América do Sul. Ela acredita que a sua chegada estimulará a vinda de outras grandes empresas. 

O que você achou das providências tomadas pela BYD após as denúncias? Conte para nós nos comentários.

O post BYD faz mudanças em sua fábrica no Brasil após denúncias  apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.