Ibovespa fecha em alta aos 122 mil pontos

Oportunidades na bolsa em 2025: commodities e estratégias resilientes

O Ibovespa fechou em forte alta nesta quarta-feira (15), com investidores repercutindo os dados de serviços prestados no Brasil e os números de inflação ao consumidor dos EUA. Esses indicadores ajudam o mercado a calibrar as expectativas sobre o rumo dos juros.

Segundo análise de Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, a bolsa sobe aqui, influenciada pelo cenário externo. “A gente já tinha uma expectativa boa logo na abertura de manhã com bolsas nos Estados Unidos e Europa subindo na expectativa do CPI”, explica.

O dado registrou alta de 0,4% em dezembro, um pouco acima do esperado, porém o que agradou o mercado foi o dado do núcleo da inflação, que desacelerou depois de quatro meses seguidos de alta. Lembrando que o núcleo exclui alimentos e energia.

Na minha opinião, isso mostra que a economia dos Estados Unidos está voltando ao equilíbrio. E isso traz um alívio pro Fed poder reduzir os juros nos Estados Unidos nessa próxima reunião, no final do mês. Na CME, as apostas de que os juros vão cair em 25 pontos base aumentaram e também aumentou a chance de os juros caírem mais uma vez depois dessa reunião, pelo menos mais duas vezes. Então isso é uma coisa bem positiva. Traz alívio para o mercado. E nossa bolsa aqui acompanhou esse otimismo.

Entre as altas, temos a Petrobras, que acompanha a alta do petróleo. Outras ações do setor como BRAV3 e PRIO3 também sobem pelo mesmo motivo. A gente tem ainda o possível acordo de Israel e Hamas, e isso alivia também o petróleo.

Com essas notícias positivas, juros e dólar caem. O alívio nos juros futuros contribui para altas de empresas de setores cíclicos como MGLU3, BHIA3 e ASAI3 e também para a alta das construtoras como CYRE3 e EZTC3, que sobem refletindo o otimismo com a queda nos juros futuros. As ações da Hapvida também sobem com a proximidade das audiências sobre a política de preços e reajustes nos preços dos planos. Já entre as quedas temos as ações de Rumo, que sofrem depois de serem rebaixadas pelo Goldman Sachs.

Confira abaixo os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices

  • Ibovespa:
  • S&P 500: 5.949,90 (+1,83%)
  • Nasdaq: 19.511,23 (+2,45%)
  • Dow Jones: 43.221,55 (+1,65%)
  • Dólar: R$ 6,02 (-0,35%)
  • Euro: R$ 6,20 (-0,42%)

O post Ibovespa fecha em alta aos 122 mil pontos apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.