Pesquisa revela que nível de qualificação de traders profissionais aumentou nos últimos anos

traders

Um levantamento realizado pelas mesas proprietárias Axia Investing e Star Desk apontou que os profissionais de day trade estão cada vez mais qualificados. De acordo com a pesquisa, conduzida ao final de 2024, 44% dos traders declararam ter dois ou mais anos de estudo sobre as técnicas utilizadas para operar no mercado financeiro. Esse número representa um aumento significativo em relação ao levantamento anterior, de 2021, quando apenas 34,34% possuíam o mesmo nível de qualificação.

Além disso, o estudo revelou que 32% dos traders têm até um ano de estudo, enquanto 24% preferem aprender na prática, por meio de tentativa e erro. Em 2021, esses índices eram de 37,35% e 28,31%, respectivamente, evidenciando uma redução no número de profissionais que atuam sem preparação formal.

Qualificação Refletida em Melhores Resultados

A pesquisa também destacou uma melhora nos índices de acerto das operações de day trade. Entre os entrevistados:

  • 32% alcançam taxas de sucesso entre 70% e 89%;
  • 44% têm um desempenho entre 50% e 69%;
  • 20% registram acertos entre 30% e 49%;
  • Apenas 4% são bem-sucedidos em menos de 30% das operações.

Leonardo Megale, cofundador das mesas Axia Investing e Star Desk, comemorou os resultados:
“É uma ótima notícia, pois pesquisas anteriores mostravam que a maioria dos traders era malsucedida. Um estudo da FGV, em 2019, apontava que 90% dos traders só perdiam dinheiro. Naquela época, muitos entravam no mercado acreditando que era fácil lucrar, mas sem nenhum conhecimento. Hoje, vemos que a qualificação faz toda a diferença.”

Impacto do Day Trade na Renda dos Profissionais

O levantamento também analisou a relevância dos ganhos do day trade na composição da renda dos participantes. Segundo os dados:

  • 4% afirmaram que o lucro com day trade representa mais de 81% da renda mensal;
  • 8% indicaram que o trabalho no mercado financeiro corresponde a 51% a 80% dos ganhos;
  • 24% disseram que o day trade é responsável por 21% a 50% da renda;
  • 64% declararam que os lucros não são contabilizados no orçamento familiar.

“De forma geral, as pessoas entram no mercado para complementar o salário. Porém, como vemos, o conhecimento pode transformar o day trade em uma atividade de grande retorno financeiro, tornando o emprego formal secundário em termos de rendimento”, explicou Megale.

Uma Amostra Representativa do Mercado

A pesquisa foi realizada com traders cadastrados nas duas mesas proprietárias, que juntas possuem mais de 10 mil profissionais. Esses números tornam o estudo representativo do segmento no Brasil e reforçam a importância da qualificação para o sucesso no mercado financeiro.


O post Pesquisa revela que nível de qualificação de traders profissionais aumentou nos últimos anos apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.