Turista chileno é detido após saltar de base jump de hotel em Copacabana, no RJ

Imagine trabalhar em um hotel e em um dia comum ser surpreendido com imagens de segurança de um homem saltando do último andar do prédio que você está. Este cenário no mínimo chocante foi o que aconteceu com os funcionários do Hotel Hilton, em Copacabana, no Rio de Janeiro, nesta última terça-feira (14).

Um turista chileno, que não foi identificado, decidiu praticar base jump sem permissão ou segurança para executar o esporte. A modalidade, que é extrema e de alto risco, consiste nos participantes realizarem saltos de locais elevados e fixos, como edifícios, torres, pontes e formações montanhosas, utilizando um paraquedas que precisa ser aberto rapidamente antes do contato com o solo.

Câmeras de segurança registraram o momento em que o homem saltou da cobertura do Hotel Hilton. De acordo com a polícia civil do Estado do Rio de Janeiro, ele aterrissou na areia em frente ao prédio sem sofrer ferimentos.

Um casal que estava no local presenciou o salto, e a mulher chegou a registrar o momento com o celular. Após o ocorrido, a equipe de segurança do hotel acionou a polícia. O turista foi conduzido à Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) e em nota ao Terra a Polícia Civil informou que a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) identificou o autor e o caso será enviado ao Juizado Especial Criminal (Jecrim).

Ele estava acompanhado da esposa e do filho durante sua estadia no Rio de Janeiro.

Base Jump no Brasil

O BASE jump é uma atividade de alto risco com regulamentações que variam conforme a região. No Brasil, não há uma legislação federal específica que proíba a prática; contudo, em áreas urbanas como Copacabana, Rio de Janeiro, a atividade é geralmente considerada ilegal sem as devidas autorizações. Isso se deve aos riscos significativos à segurança pública e à possibilidade de danos à propriedade. Existem precedentes no Rio de Janeiro. Em 2012, um australiano foi detido após saltar de paraquedas do Hotel Windsor, em Copacabana, sem permissão, respondendo por invasão de propriedade e por colocar vidas em risco.

Da Redação Na Rua News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.