Aluno de medicina equilibra faculdade com cursinho online e tira nota 1.000 no Enem: ‘meu sonho é entrar na pública’


Mineiro de 27 anos citou a banda BaianaSystem e o cantor Chico César no texto que lhe rendeu nota máxima. Duas pessoas em Minas Gerais tiraram nota mil na redação. Rafael Assunção citou na redação a banda BaianaSystem, da qual é fã.
O mineiro Rafael Assunção, de 27 anos, faz parte da lista dos 12 candidatos de todo o Brasil que atingiram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2024. Ele já cursa o 9º período de Medicina em uma faculdade privada, mas o objetivo dele sempre foi conquistar uma vaga em uma faculdade pública.
“Meu grande sonho é ir para uma instituição pública de Medicina. Pela questão financeira, claro, mas também por acreditar na universidade pública”, contou ele.
Assunção quer ser médico da família e comunidade e almeja atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Acredito que a universidade pública é onde eu vou estar melhor colocado para seguir nessa carreira”, disse ele.
O belo-horizontino Rafael Assunção, de 27 anos, conquistou nota máxima no Enem 2024 e se preparou fazendo um curso on-line de redação
Arquivo Pessoal
‘Nota mil me surpreendeu’
Morador de Belo Horizonte, Assunção se preparou para a prova fazendo aulas em um curso online de redação.
“No cursinho , minhas redações já estavam vindo com nota mil. Eu esperava uma boa nota, mas a gente sempre fica com o pé atrás. Quando eu vi o resultado, chamei minha família, falei com minha namorada, quase não acreditei. A nota mil me surpreendeu”, contou ele.
O tema da redação do Enem 2024 foi ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’.
O candidato citou a banda BaianaSystem, o cantor Chico César, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo (PT), e a deputada federal Duda Salabert (PDT) na redação.
Mineira é a única da rede pública com nota mil
Samille Malta foi uma das 12 estudantes do país a tirar mil na redação
Arquivo Pessoal
A candidata mineira Samille Malta, de 19 anos, foi a única aluna da rede pública do país a alcançar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Ela é moradora de Virginópolis, no vale do Rio Doce.
“Fiquei muito feliz quando vi a nota, não esperava, então foi um choque. Minha família também ficou muito feliz, todos choraram de emoção, e todos estavam ansiosos pela minha nota do Enem, que nos surpreendeu bastante”, disse.
Minas no topo
Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os estados com o maior número de candidatos a alcançar nota máxima no Enem, com dois estudantes cada. Os outros oito estudantes que tiraram nota mil são do Distrito Federal e dos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Minas Gerais conquistou ainda a posição de estado com mais redações com notas entre 950 e 1000, no Enem de 2024.
2024
O Enem 2024 teve 4,32 milhões de inscritos, um aumento de 9,995% em relação a 2023. Já a taxa de abstenção caiu de 28,1% em 2023 para 26,5% em 2024. O exame foi realizado em 3 e 10 de novembro e é a principal porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação.
A seleção para as instituições públicas de ensino superior do país é feita via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições começam na próxima sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro.
Veja os vídeos mais assistidos do g1 Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.