“ESPERTINHA” Cidadã portuguesa é detida na Espanha por fraude em subsídios sociais

Uma cidadã portuguesa, residente no Luxemburgo, foi detida em Bilbao, Espanha, no dia 30 de dezembro, sob a suspeita de fraude na obtenção de subsídios.

De acordo com o jornal L’Essentiel, a mulher, de 32 anos e mãe de dois filhos menores, é acusada de ter recebido benefícios sociais do Lanbide – o Serviço Basco de Emprego – enquanto residia no Luxemburgo, onde também recebia auxílios.

O Ministério do Interior espanhol informou, por meio de comunicado, que a investigação foi iniciada após uma denúncia anônima sobre uma pessoa que poderia estar recebendo subsídios em Espanha enquanto vivia em outro país.

As autoridades, em colaboração com a Interpol e as autoridades luxemburguesas, descobriram que a mulher e seus filhos estavam registrados simultaneamente em Biscaia, província no norte de Espanha, e no Luxemburgo.

Segundo o L’Essentiel, a portuguesa se registrou no Luxemburgo em novembro de 2023, apenas dois dias após receber mais de 17 mil euros em pagamentos atrasados da segurança social espanhola.

Além de receber cerca de 1.000 euros mensais do Lanbide desde abril de 2022, ela morava em uma habitação social no município de Sestao desde março de 2022, pagando 2.800 euros por ano (cerca de 233 euros por mês) pela residência.

A mulher teria acumulado essas prestações com outros cinco tipos de benefícios recebidos das autoridades luxemburguesas, como o rendimento social de inserção, o abono de família, o subsídio de custo de vida, o subsídio de desemprego e o subsídio de habitação, desde pelo menos 2022.

Ela foi detida durante uma visita a Espanha, sendo acusada de fraude e falsificação de documentos, mas foi liberada em seguida. Todos os benefícios que recebia foram suspensos.

Vale destacar que esta não é a primeira vez que a mulher enfrenta problemas com a justiça. Em 2016, ela havia sido detida por fraudar o Lanbide ao manipular suas prestações do subsídio de desemprego.

Da Redação Na Rua News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.