Vendas da Tesla caem pela 1ª vez em uma década e BYD dispara

Após mais de uma década crescimento, 2024 foi marcado por queda nas vendas da Tesla. O resultado não é motivo para os executivos da marca perderem o sono, já que a fabricante emplacou 1,79 milhão de veículos elétricos. Porém, a frustração é inevitável, visto que especialistas apontavam mais um ano aumento nas vendas, enquanto os emplacamentos caíram 1,1% em relação a 2023.  

A queda nas vendas da Tesla tem alguns motivadores e um deles é a BYD, sua principal rival. A fabricante chinesa realmente tem incomodado as rivais nos quatro cantos do mundo. Dos 4,25 milhões de automóveis de passeio vendidos pela BYD em 2024, 1,76 milhão são totalmente elétricos. Ao contrário da Tesla, a gigante chinesa tem muito o que comemorar. Afinal, não é para qualquer ter um crescimento de 41% nas vendas de um ano para o outro. 

As estratégias agressivas da BYD aliada aos subsídios do governo chinês têm levado a marca a patamares cada vez mais elevados. Por pouco a Tesla não perdeu a liderança no segmento de elétricos para a chinesa em dezembro. A BYD vendeu 207.000 EVs no último mês de 2024, apenas 30.000 veículos a menos que a rival. Sem dúvidas, 2025 será um ano de alerta para o CEO da Tesla, Elon Musk.  

BYD Dolphin cinza com detalhes em laranja no para-choque dianteiro andando na estrada - Tesla cai nas vendas e BYD dispara
BYD Dolphin [Divulgação]

Mas os desafios de Musk não param por aqui. Donald Trump, presidente dos EUA não mostrou até o momento simpatia pela ideia oferecer incentivos fiscais para carros elétricos. Sem os créditos fiscais federais, a Tesla terá menos força para impulsionar suas vendas. Por outro lado, o CEO pode tirar proveito do afrouxamento das regulamentações para veículos autônomos, que é um dos interesses da Tesla.  

Expectativas da Tesla para 2025 

Mesmo diante de um cenário de quedas nas vendas, Elon Musk está otimista em relação a 2025 e aposta em um crescimento de 20% a 30%. O CEO tem colocado muitas expectativas na chegada do seu novo carro elétrico mais acessível, que já deve ser lançado no primeiro semestre deste ano.  

Porém, o lançamento de um único modelo não é uma garantia que a Tesla continuará no domínio. A ascensão acelerada da BYD e suas agressividade nas vendas conseguiu deixar até a tão segura Tesla em alerta. Mas a verdade é que por mais embasadas que sejam as projeções dos especialistas da indústria automotiva, esse setor pode sempre surpreender. Vejamos! 

Como você acha que seja 2025 para Tesla e BYD? Conte para nós nos comentários. 

O post Vendas da Tesla caem pela 1ª vez em uma década e BYD dispara apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.