Concessionárias VW enfrentam problemas com algumas versões do Polo, marca diz que está tudo normal

O Volkswagen Tera mal chegou e a situação do Polo já começa a ficar complicada. Isso porque, diversas concessionárias da marca alemã enfrentam dificuldade com estoque e encomenda de algumas variantes do hatch compacto. Já a Volkswagen diz que tudo está regularizado.

Segundo revendas as quais foram consultadas pelo Auto+, a versão com maior problema de estoque é a 170 TSI manual, seguida da MPI e da Sense. Essas três variantes, que são as intermediárias do Polo, tem volume de vendas menor e, como consequência, estão com restrição de encomendas.

Uma revenda no interior de São Paulo revelou ao Auto+ que “o estoque já está baixo e as encomendas para o MPI e o 170 TSI manual estão travadas no nosso sistema”. Já uma concessionária do Rio de Janeiro está sem o VW Polo MPI: “aqui só veio o Track, o MPI tem procura baixa e parece que a Volkswagen não está fazendo mais dele”.

Volkswagen Polo Track branco de frente em um estacionamento molhado com prédios ao fundo
Volkswagen Polo Track [Auto+ / João Brigato]

O que diz a Volkswagen sobre o caso do Polo?

Consultada pelo Auto+, a Volkswagen declarou oficialmente que “todas as versões do Novo Polo seguem sendo produzidas e comercializadas normalmente”. Entretanto, as revendas que enfrentam problemas em versões específicas devem ser atendidas em breve com a ampliação da produção do Polo.

Volume alto para o Tera

Isso porque o Autos Segredos revelou que a Volkswagen vai começar a produzir o Polo Track na planta de São Bernardo do Campo. Isso marca a volta do hatch compacto à fábrica da Anchieta, visto que toda a sua produção foi transferida para Taubaté, interior de São Paulo. Só que isso antes de ter de dividir espaço com o Tera.

Volkswagen Tera prata lunar e vermelho de frente na sapucaí
Volkswagen Tera [divulgação]

Agora com o Tera e Polo sendo feitos na mesma fábrica, que já trabalha com alta demanda, a marca deverá concentrar a produção das outras versões do hatch compacto em Taubaté. Com isso, São Bernardo fica focado no Polo Track, que é o modelo mais vendido, enquanto as versões MPI, 170 TSI manual, Comfortline e Highline ficam em Taubaté.

Versões do Polo estão em risco de sair de linha?

Haverá um reforço de produção do Polo Track em Taubaté, é claro, mas o Tera deverá ditar o novo ritmo na Volkswagen. Afinal, é um SUV subcompacto com maior valor agregado que o Polo, logicamente preços mais altos, e é a grande aposta da marca para o mercado brasileiro em 2025.

Volkswagen Polo GTS 2024 [divulgação]
Volkswagen Polo GTS 2024 [divulgação]

Por isso, é esperada uma natural migração dos clientes das versões Comfortline e Highline do Polo para as variantes Comfort e High do Tera. Quando o SUV compacto receber a versão de entrada MPI, aí que a situação do VW Polo ficará ainda mais complicada, pois o preço ficará muito próximo. Vale lembrar que o Polo GTS já morreu e será substituído pelo Nivus GTS.

Você acredita que o Polo perderá espaço com a chegada do VW Tera? Conte nos comentários.


O post Concessionárias VW enfrentam problemas com algumas versões do Polo, marca diz que está tudo normal apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.