Atendimento na Central da Sefaz agora só por agendamento; entenda a mudança

A partir do dia 17 de março, os atendimentos na Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) serão realizados exclusivamente por agendamento prévio. A medida abrange todos os serviços de secretaria e busca otimização do atendimento, além de fortalecer o uso dos canais virtuais disponíveis no site da instituição.

A secretária de Assuntos Administrativos da Sefaz, Alana Valério, explicou que o agendamento é destinado a orientações e esclarecimentos de dúvidas sobre serviços.

“Todos os serviços oferecidos podem ser realizados de forma virtual, sem necessidade de deslocamento. Mas, caso o investidor tenha dúvidas ou precise de um atendimento presencial, poderá agendar uma visita ao CAC”, afirmou.

Entre os serviços disponíveis estão emissão de documentos fiscais, consulta de débitos, parcelamentos, cadastro de empresas, Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), desembaraço de mercadorias, nota fiscal avulsa, exigências relacionadas à fiscalização e ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O chefe do CAC, Daniel Josué de Souza, ressaltou que o sistema de agendamento para atendimentos relacionados ao IPVA já estava em funcionamento e agora será expandido para todos os serviços. Ele destacou que a mudança busca reduzir filas e garantir mais eficiência.

Para agendar o atendimento, o contribuinte deve acessar o site da Sefaz ( www.sefaz.am.gov.br ), selecionar o serviço desejado e escolher local, dados e horário. O sistema solicita informações como telefone e e-mail e gera um comprovante para impressão ou visualização em PDF.

A Sefaz reforça que o atendimento presencial será exclusivo para casos que não possam ser resolvidos pelos canais virtuais. O CAC está localizado no prédio anexo da Sefaz, no edifício Ozias Monteiro, na rua Franco de Sá, 263, bairro São Francisco, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

*Com informações da assessoria

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