As 10 melhores bandas da história dos EUA segundo especialistas

Álbum Smile, dos Beach Boys, Finalmente Verá a Luz do Dia

A indústria musical dos EUA foi responsável por diferentes revoluções sonoras e culturais ao longo da história.

Em diversos lugares dos Estados Unidos surgiram bandas que criaram canções verdadeiramente clássicas, com muitas delas superando o obstáculo do tempo e influenciando diferentes gerações.

É impossível falar do Rock, por exemplo, e não pensar em tantas vertentes deste gênero, como folk, psicodélico, garage, punk, metal, glam e grunge, que surgiram a partir de experimentações de bandas dos EUA.

No ano passado, os repórteres do site especializado no gênero Ultimate Classic Rock enfrentaram a missão de definir as 50 melhores bandas americanas de todos os tempos. Você pode conferir abaixo como ficou o Top 10 da seleção final e o ranking completo aqui!

As 10 melhores bandas dos EUA da história

10 – Simon & Garfunkel

A sintonia entre Paul Simon e Art Garfunkel resultou no trabalho brilhante que eles apresentaram em seu duo Simon & Garfunkel. Em 1966, “The Sound of Silence” alcançou o primeiro lugar, impulsionando a dupla ao reconhecimento internacional e, no ano seguinte, tanto esta música como o outro grande sucesso “Mrs. Robinson” integraram o filme A Primeira Noite de Um Homem.

9 – Eagles

O Eagles é uma das bandas mais rentáveis da indústria musical dos EUA. O grupo lançou seu disco de estreia em 1972 e teve uma resposta positiva e imediata do público. Com a entrada dos guitarristas Don Felder e Joe Walsh, a banda surpreendeu ainda mais seus fãs e transformou seus integrantes em verdadeiras estrelas do rock.

Seus discos One of These Nights, Hotel California e The Long Run lideraram as paradas e venderam milhões de cópias, assim como suas respectivas faixas-título, marcadas por solos de guitarra impressionantes somados às harmonias características da banda.

8 – R.E.M.

Depois de terem se tornado um fenômeno underground no início dos anos 80, o R.E.M. viu sua carreira crescer após o disco Document, de 1987, que trouxe consigo os sucessos “The One I Love” e “It’s the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)”.

Ao mesmo tempo que sua popularidade foi aumentando, a banda também amadureceu seu som e incluiu uma instrumentação mais ampla e influências musicais variadas, indo do folk ao pop e do clássico ao punk. Seu disco de 1991, Out Of Time, garantiu três Grammys para o grupo e apresentou o maior hit de sua carreira: “Losing My Religion”.

7 – Talking Heads

Apesar de ter surgido da mesma cena de Nova York de meados dos anos 70 que apresentou Ramones e Blondie, a sonoridade do Talking Heads não lembrava nenhum de seus contemporâneos.

A banda trouxe uma mistura de art-rock e new wave, com elementos de punk e pop diferente de tudo que já tínhamos ouvido. Com a chegada dos anos 80, o grupo liderado por David Byrne passou a explorar ainda mais gêneros e isso fez do Talking Heads um dos grupos mais visualmente estimulantes da década.

Apesar de terem se separado em 1991, sua influência continua sendo ouvida em obras de diferentes gêneros.

6 – The Doors

The Doors se tornou uma das principais bandas da década de 1960 e a combinação de suas principais canções, como “Break on Through (To the Other Side)”, “Light My Fire”, “People Are Strange” ou “Riders on the Storm”, com a personalidade e as polêmicas protagonizadas pelo vocalista Jim Morrison contribuíram com o alcance da fama que o grupo recebeu naquele período.

5 – Aerosmith

Nos anos 70, o Aerosmith conquistou seu lugar entre as lendas da música ao apresentar clássicos como “Dream On”, “Sweet Emotion”, “Back in the Saddle” e “Draw the Line”, mas a obra que também fez a banda liderada por Steven Tyler ser considerada uma das mais influentes da história veio depois.

Estamos falando do seu emblemático disco Permanent Vacation, de 1987, que marcou a mudança do grupo para um som mais voltado ao glam metal e pop metal, renovando a fama da banda – que continuou explorando essa vertente com muito sucesso, como no álbum Get a Grip, de 1993.

4 – Creedence Clearwater Revival

O Creedence Clearwater Revival decidiu ir no caminho oposto dos outros grupos de São Francisco, que se dedicavam à cena progressiva e psicodélica nos anos 60. John Fogerty e companhia exploraram um som inovador definido como roots rock, que reúne elementos do rock, country, blues e folk, usando como referência obras de Chuck Berry, Little Richard, Hank Williams, Elvis Presley e outros artistas.

Apesar do pouco tempo de banda, eles apresentaram canções incríveis que continuam servindo de inspiração para muitos outros artistas, incluindo os sucessos “Have You Ever Seen the Rain”, “Fortunate Son”, “Bad Moon Rising”, “Proud Mary” e tantos outros.

3 – Van Halen

Com o hard rock perdendo um pouco do seu espaço para a música disco e para o punk, o Van Halen conseguiu atrair a atenção dos amantes da música revigorando o gênero com mais peso e virtuosidade.

A guitarra rápida e inovadora do saudoso Eddie Van Halen foi responsável por conquistar uma legião de fãs e, mais tarde, a fascinação do músico por teclados fez com que “Jump”, do disco 1984, ajudasse o grupo a alcançar um patamar ainda maior de fama, entrando de vez no cenário da cultura pop.

2 – Tom Petty and the Heartbreakers

O Tom Petty and the Heartbreakers soube como capturar a essência do sonho americano como ninguém, especialmente com o lançamento do seu primeiro disco de estúdio autointitulado. O material apresentou ao público os sucessos “Breakdown” e “American Girl” e, junto com os discos seguintes, conseguiu transmitir sensações específicas difíceis de replicar, que foram abraçadas pelos fãs e se tornaram parte da cultura dos EUA.

1 – The Beach Boys

Enquanto muitos lembram dos Beach Boys como a banda que cantava sobre garotas, surfe e carros, o grupo liderado por Brian Wilson foi, na verdade, um dos mais inovadores da história do rock, revelando uma grande variedade de estilos e influências em suas músicas, incluindo o surf rock, a música folk, country, soul e até bossa nova.

A banda fez história com seu décimo primeiro álbum de estúdio, Pet Sounds, por ter fugido um pouco da sonoridade usada nos discos anteriores. O material foi definido como pop progressivo, com letras mais sofisticadas e experimentações que serviram de inspiração para que outros artistas utilizassem diferentes instrumentos musicais em suas gravações.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

O post As 10 melhores bandas da história dos EUA segundo especialistas apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.