Sedecti quer a sociedade na construção do Plano Estadual de Bioeconomia do AM

Nos dias 11 e 12 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) promoverá o evento “Diálogos – Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas”, voltado para a construção coletiva de um plano estratégico para o desenvolvimento sustentável da região. As inscrições estão disponíveis no link: https://forms.gle/U5FgdiKm6rhkTC5M7.

O evento ocorrerá no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), localizado na Avenida Danilo Matos Areosa, Distrito Industrial I, zona sul de Manaus, reunindo representantes de diversos setores da sociedade.

O secretário da Sedecti, Serafim Corrêa, afirmou que a iniciativa busca envolver povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais (PQCTs), organizações da sociedade civil, startups, empresas, fundações, investidores e acadêmicos.

“Essas pessoas são as que vão nos ensinar, são elas quem conhecem e vivem da bioeconomia. Portanto, construir isso ao lado da sociedade, ao lado desses segmentos que são fundamentais para a bioeconomia do Amazonas e do Brasil como um todo. A bioeconomia está na agenda do Brasil e do mundo, e precisamos avançar nisso. Esta é a determinação do governador Wilson Lima”, declarou.

A chefe do Departamento de Bioeconomia da Sedecti, Milena Barker, explicou que a proposta é garantir uma construção participativa do plano, alinhada às demandas das populações locais e do setor produtivo.

“A orientação do governador Wilson Lima e do secretário Serafim Corrêa, é que todos se sintam parte da construção do Plano Estadual de Bioeconomia, por isso, ele será elaborado com a participação de diversos setores da sociedade em todos os municípios do Amazonas. Essa abordagem garante uma visão ampla, considerando as necessidades locais e alinhando interesses para um plano mais eficaz”, afirmou Barker.

O Plano Estadual de Bioeconomia busca estruturar cadeias produtivas sustentáveis baseadas na biodiversidade amazônica. O documento também visa atrair investimentos e estimular tecnologias inovadoras e incentivos estratégicos.

Após o evento, a Sedecti continuará com as Escutas Regionais, que serão realizadas em diversas cidades do interior para consolidação e validação da primeira versão do plano.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

  • Pesquisa brasileira: bactéria converte plástico em bioplástico
  • Amazonas será sede da Expo & Conferência Estratégica sobre Óleo, Gás e Energia 2025
Adicionar aos favoritos o Link permanente.