Americano acusado de agredir policial na Rússia irá para hospital psiquiátrico

O americano Joseph Tater, acusado de agredir um policial em Moscou, comparece diante do tribunal de distrito de Meshchansky, na capital russa, em 14 de abril de 2025Alexander Nemenov

Alexander Nemenov

O americano Joseph Tater, cujo processo começou nesta segunda-feira (14) na Rússia por suspeita de agressão contra um policial, será enviado para um hospital psiquiátrico, informou sua advogada à agência de notícias TASS.

“O tribunal acaba de decidir liberar nosso acusado, Joseph Tater, de qualquer pena adicional e lhe impor medidas obrigatórias de natureza médica em um hospital especializado”, declarou a defensora Polina Vlassiouk.

O acusado compareceu com o semblante triste na audiência, nesta segunda, no tribunal Meshchansky, observaram jornalistas da AFP. A audiência foi realizada a portas fechadas.

Tater, de 46 anos, foi preso em Moscou em agosto de 2024 e é acusado de atacar verbalmente funcionários de um hotel de Moscou e agredir um policial durante o incidente, de acordo com a Justiça russa.

Após ser colocado sob liberdade provisória em 13 de março, ele foi internado à força em um hospital psiquiátrico no início de abril, de acordo com a agência de notícias estatal TASS, que citou documentos judiciais.

Segundo essa agência, os médicos afirmaram que o americano apresentava sinais de “tensão, impulsividade, delírio persecutório e falta de consciência de seu estado”.

Durante uma audiência em setembro de 2024, Tater afirmou que renunciava à sua cidadania americana e que pedia asilo na Rússia, assegurando que o perseguia a CIA nos Estados Unidos.

Nos últimos anos, a Rússia prendeu vários cidadãos americanos acusados de espionagem e outros crimes.

Rússia e Estados Unidos completaram sua segunda troca de prisioneiros na semana passada desde que Donald Trump retornou à Casa Branca em janeiro, mais um sinal de aproximação entre as duas potências.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.