IA entra no campo e acelera combate a pragas que afetam a produtividade no plantio

Inteligência Artificial,Gerdau,FIEMG,controle de pragas,eucalipto

Em parceria com o hub de inovação da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) a empresa Gerdau implementou uma tecnologia de Inteligência Artificial da startup IA Sense, reduzindo em um terço o tempo necessário para a contagem de pragas exóticas nas florestas de eucalipto.

A contagem de pragas é o processo utilizado para monitorar e avaliar a presença de organismos que prejudicam a saúde das plantas e a produtividade agrícola.

Consiste na quantificação de pragas, como insetos e outros organismos, nas áreas de cultivo, permitindo identificar a intensidade da infestação.

O eucalipto, que é transformado em carvão vegetal para a produção de um aço mais sustentável, tem sua produtividade impactada por pragas como o percevejo-bronzeado.

O monitoramento eficiente dessas pragas é essencial para garantir a saúde das plantações e, consequentemente, a produção de aço sustentável, por meio de práticas de manejo integrado que minimizam danos e promovem soluções ecológicas.

Tecnologia impulsiona agilidade

A Gerdau, em colaboração com o hub de inovação da FIEMG, implementou a tecnologia de Inteligência Artificial da startup IA Sense para melhorar o controle de pragas nas florestas de eucalipto da companhia.

Essa inovação trouxe uma redução de um terço no tempo necessário para a contagem e análise de pragas exóticas, especialmente o percevejo-bronzeado (Thaumastocoris peregrinus), que afeta negativamente a produtividade da madeira.

A ferramenta, desenvolvida através do Gerdau Challenge FIEMG Lab, proporciona resultados rápidos e precisos, auxiliando na tomada de decisões para o manejo integrado de pragas (MIP).

Inovações no manejo integrado de pragas

O controle de pragas exóticas, especialmente as originárias da Austrália, é fundamental para a preservação das florestas de eucalipto.

A introdução dessas pragas no Brasil desde 2008 tem impactado a produtividade da madeira, com infestações de percevejos chegando a reduzir a produtividade em até 20%.

Para lidar com essa ameaça, a Gerdau utiliza práticas sustentáveis, como o controle biológico, e agora pode realizar as contagens de maneira mais ágil e assertiva.

A parceria com o FIEMG Lab tem sido essencial para otimizar os processos de manejo e ampliar as estratégias sustentáveis para o negócio.

A importância da inovação aberta

As empresas estão cada vez mais voltadas à pesquisa e inovação para otimizar processos e aumentar a produtividade.

O programa de inovação aberta da Gerdau, em colaboração com a FIEMG Lab, tem gerado mais de 15 projetos ao longo de seis anos, contribuindo com soluções tecnológicas que impactam diretamente a operação.

Bruna Silva, coordenadora do FIEMG Lab, destaca que a plataforma de inovação oferece diversos benefícios para as startups, como oportunidades de negócios, testes remunerados e expansão após a validação das soluções.

Benefícios ambientais e operacionais da Inteligência Artificial

A implementação de IA no controle de pragas nas florestas de eucalipto não só acelera o processo, mas também proporciona benefícios ambientais.

A maior precisão na contagem das pragas permite a adoção de métodos mais sustentáveis, como o controle biológico, em vez de depender exclusivamente de produtos químicos.

“A AI reduziu para um terço o tempo gasto na contagem das pragas, tornando o processo decisivo mais ágil e assertivo. Vejo tudo isso de forma muito positiva. Incluindo a tecnologia, conseguimos grandes avanços para a área operacional”, acredita Amanda Rodrigues de Souza, da Gerdau.

Além disso, a Gerdau continua a investir em tecnologias para otimizar a gestão florestal, incluindo a mecanização das atividades operacionais e a medição da sobrevivência dos plantios.

*Com informações da agência de notícias da indústria

Leia Mais

  • AM registra 15 casos de metapneumovírus em 2025; FVS orienta sobre sintomas e prevenção
  • Estimulada por tecnologia e influenciadores, Geração Z começa a investir mais cedo que os pais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.