
Envolvido nos tumultos ocorridos no Capitólio dos Estados Unidos em 6 de Janeiro de 2021, o guitarrista Jon Schaffer, do Iced Earth, foi recentemente entrevistado e falou pela primeira vez de sua prisão por atos violentos.
Schaffer, na época, foi visto em imagens de segurança e fotografado como parte da multidão que invadiu uma das entradas do famoso prédio. Ele foi detido pelas autoridades e permaneceu preso por três meses.
Em conversa para o podcast afiliado à igreja It Is Later Than You Think, Schaffer revelou o que o levou a comparecer aos protestos e celebrou Donald Trump, cuja candidatura na eleição anterior ele apoiou participando de comício em 2020, antes da derrota (via ThePRP):
“Na famosa entrevista que fiz [em um comício de Donald Trump em Novembro de 2020 em Washington, D.C.] que eles mostraram em todos os lugares, eu disse, isso não é sobre o presidente Trump. Quer dizer, eu acredito que ele é um bom homem que ama seu país. Mas o povo americano está agitado porque estamos cansados da tirania. E ele é a figura de linha de frente contra isso. Mas para mim, eu ficaria igualmente chateado se eles roubassem a eleição dos democratas, porque isso significa que é o fim da nossa república, que na verdade foi sequestrada por muito tempo… Eu sou apenas contra a tirania. Eu quero que as pessoas sejam livres. Eu quero que as pessoas sejam livres para falar o que pensam, adorar, viver, prosperar.”
Na sequência, o artista afirmou ao apresentador do canal Gospel que pretende trabalhar daqui para frente em algo que se relacione com a religião cristã:
“Eu sei que isso não garante salvação ou algo assim. Não é esse o ponto. Era mais porque eu não tinha escolha [quanto à religião] quando era um bebê, e essa era uma escolha que eu queria fazer. Isso é tudo, realmente. Não há mais nada nisso. E, então, eu fiz. E, então, eu me mudei de volta para Indiana e encontrei vocês, pessoas maravilhosas [na Cornerstone Church] e percebi o quanto temos em comum. E eu não sei. É simplesmente incrível a maneira como Deus trabalha. E, então, eu acho que o próximo nível depois de estudar a palavra de Deus, ir à Lakeview Church — eu ainda assisto aos cultos da Lakeview Church nas noites de domingo quando chego em casa do trabalho, porque eu aprendo, e eu gosto de aprender. O próximo passo foi quando eu perdoei meus pais. Esse foi um grande passo. Foi um passo enorme. Porque eu não percebi. Foi apenas uma dessas coisas — o Espírito Santo me disse, revelou para mim de alguma forma. Tipo, ‘Cara, você não pode não perdoar seus pais.’ .. E ainda é uma jornada. Acho que sempre será uma luta só por causa do aspecto humano disso.”
Seria Schaffer um homem transformado? Confira a entrevista na íntegra ao final da matéria!
Jon Schaffer foi acusado de seis crimes
No processo, vale lembrar, Jon enfrentou seis acusações:
- Entrar ou permanecer conscientemente em qualquer edifício ou terreno restrito sem autoridade legal;
- Perturbar a conduta ordenada dos negócios do governo;
- Envolver-se conscientemente em um ato de violência física contra qualquer pessoa ou propriedade em qualquer edifício ou terreno restrito;
- Entrada violenta e conduta desordeira em um edifício do Capitólio;
- Envolver-se em um ato de violência física em um edifício do Capitólio;
- Protestar, manifestar-se ou fazer piquete em um edifício do Capitólio.
Durante a investigação, as autoridades conectaram Schaffer ao grupo de milícia de extrema direita Oath Keepers, mas seu envolvimento na organização foi contestado pelos próprios membros.
Jon, naquele momento, cooperou com a polícia para descobrir novas informações sobre o motim e, quando Schaffer foi finalmente liberado, o músico teria continuado a dar “assistência substancial” às autoridades.
Pela sua cooperação, Jon conseguiu fechar um acordo de confissão de culpa. Depois, em Outubro de 2024, o integrante do Iced Earth foi oficialmente condenado a três anos em liberdade condicional e ordenado a pagar US$2,2 mil (cerca de R$12,5 mil) em restituição, bem como a cumprir 120 horas de serviço comunitário.
Futuro do Iced Earth
Vale destacar que o último trabalho de estúdio lançado por Schaffer com sua banda é, até o momento, o álbum Incorruptible, de 2017. De lá pra cá, o projeto ainda lançou uma compilação chamada A Narrative Soundscape, já após os episódios polêmicos com o único membro oficial.
Até o momento, não há qualquer indicação de uma retomada dos planos do Iced Earth – e a direção musical que Jon Schaffer quer seguir não parece indicar um retorno próximo.

Obrigatórios nas vitrolas
Os 15 discos de vinil mais desejados por colecionadores no último ano
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!
O post Metaleiro preso por violência no Capitólio celebra Trump e quer fazer música religiosa apareceu primeiro em TMDQA!.