Secretário diz que novo sistema de pedágio não afetará quem trafega pelas marginais da Raposo Tavares em Sorocaba


Sistema ‘free flow’ foi anunciado na sexta-feira (28), com cinco praças na região de Sorocaba (SP). Implantação tem gerado dúvidas nos moradores da região, que utilizam o trecho para se movimentar na cidade diariamente. Deputados estaduais discutem implantação de novos pedágios no interior de SP
O Secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, afirmou à TV TEM nta terça-feira (1º) que a cobrança de pedágio no sistema free flow não acontecerá nas vias marginais da Raposo Tavares. Ele disse ainda que a ideia é cobrar dos motoristas que viajarão entre diferentes cidades.
“A ideia do free flow não é cobrar do tráfego urbano, e sim de quem vai pegar a rodovia para trocar de cidade. Hoje, as marginais já estão ligando e pretendemos ampliá-las da saída da Celso Charuri até Araçoiaba da Serra (SP). Quem usa o eixo central, uma taxa pequena será cobrada”, explica.
Sistema free flow será adotado para os pedágios da região
Divulgação/Tamoios
Ainda segundo o secretário, a cobrança será feita também aos motoristas que usem a via marginal para fazer uma viagem intercidades. De acordo com ele, tudo foi conversado entre as prefeituras.
“Quem usa a marginal para fazer um tráfego de longo curso será cobrado de algum jeito. A ideia é justamente alargar os viadutos para dar mais fluidez e não impacte o tráfego da marginal. Conversamos com todas as prefeituras no ano passado, antes da audiência pública que foi feita”, finaliza.
A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) informou que a escolha dos locais foi feita com base em critérios técnicos e na existência de rotas alternativas para o trânsito local.
Cobrança não será feita para o tráfego urbano
Reprodução/TV TEM
Reunião em São Paulo
Os deputados estaduais de Sorocaba (SP) se reuniram com o Governo Estadual para discutir as mudanças, cobranças e dúvidas relacionadas aos novos pedágios da região, nesta terça-feira (1°). Cinco novas praças foram anunciadas pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) na última sexta-feira (28).
A instalação, prevista para acontecer a partir de abril de 2026, tem gerado debates e dúvidas nos moradores da cidade, que utilizam os trechos para se deslocarem para diferentes partes do município diariamente.
Entre os locais anunciados, quatro estão situados na Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Todos eles serão implementados no sistema free flow, que funciona sem praças físicas e com a cobrança feita a partir de um aplicativo. Confira a lista completa:
Sorocaba
Celso Charuri (SP 091) – km 4,1
Castelinho (SP-75) – km 3,2
Raposo Tavares (SP-270) – km 86
Raposo Tavares (SP-270) – km 95,1
Raposo Tavares (SP-270) – km 101,3
São Roque
Castello Branco (SP-280) – km 59,9
Raposo Tavares (SP-270) – km 58,1
Lívio Tagliassachi (SPA-053) – km 5,8
Piedade
Santos Dumont (SP-79) – km 107,9
Bunjiro Nakao (SP-250) – km 91,5
Salto de Pirapora
João Leme dos Santos (SP 264) – km 111,6
Pilar do Sul
Francisco José Ayub (SP-264) – km 130,6
Nestor Fogaça (SP-250) – km 122,9
Capão Bonito
Sebastião Camargo Penteado (SP-250) – km 162,8
Tapiraí
SP-079 – km 138.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.