Companhia de Gás do Amazonas investirá R$ 347 milhões e expandirá rede para 454 km até 2029

Governo do Amazonas,Cigás,Investimento,Gás Natural,Amazonas,2029

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), concessionária de distribuição e comercialização de gás natural (GN), anunciou, nesta terça-feira (25/03), um investimento de R$ 347 milhões em seu novo Plano de Negócios (PN), que abrange o período de 2025 a 2029. O projeto tem como objetivo ampliar a rede de distribuição de gás natural (RDGN) e aumentar o número de unidades consumidoras, beneficiando diferentes setores da sociedade.

Até 2029, a Cigás prevê a expansão da rede de gasodutos de 321 km para 454 km, ampliando a infraestrutura existente e conectando 21,4 mil novos consumidores ao sistema. A meta é alcançar 44 mil unidades consumidoras, impactando diretamente as zonas mais populosas de Manaus.

Um dos destaques do plano é o projeto “Gasoduto Norte-Leste”, que irá conectar os ramais Aparecida e Mauá em Manaus, interligando dois gasodutos-tronco já existentes e proporcionando maior flexibilidade operacional e segurança na distribuição de gás. O projeto, que deverá ser concluído em dois anos, vai beneficiar especialmente as zonas norte e leste da cidade.

O diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior, destacou a importância da obra:

“Essa é a segunda maior obra da história da Companhia, e permitirá maior flexibilidade operacional, além de ampliar o nível de segurança de nossa rede de distribuição”.

Além da interligação dos gasodutos, a Cigás também está construindo o gasoduto de distribuição para a Usina Termelétrica Manaus I, localizada no Distrito Industrial, com obras de infraestrutura civil avançadas e equipamentos eletromecânicos prontos para os testes de comissionamento previstos para 2026.

Expansão e incentivo ao uso de GNV

O plano de expansão inclui também novas obras nos bairros de Manaus e a continuação das ações de incentivo ao uso de gás natural veicular (GNV), com programas voltados para segmentos específicos. Atualmente, a Cigás atende 23,3 mil unidades consumidoras nos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e autogeração/liquefação.

A infraestrutura de gasodutos da Cigás já abastece diversos bairros, como Colônia Terra Nova, Lago Azul, Novo Israel e Santa Etelvina na zona norte; Armando Mendes, Colônia Antônio Aleixo e Gilberto Mestrinho na zona leste; e Alvorada, Dom Pedro e Compensa na zona oeste. A companhia também fornece gás natural para as usinas termelétricas (UTE’s) que geram energia elétrica para Manaus e vários outros municípios do interior, como Anamã, Anori, Coari e Codajás.

Com esses investimentos, a Cigás reforça seu compromisso com a expansão da infraestrutura de gás natural e o desenvolvimento sustentável no Amazonas.

*Com informações da assessoria

Leia mais:

  • Senado debate PEC que inclui saneamento básico como direito constitucional
  • O que a indústria quer do Poder Legislativo? Confira os 14 projetos prioritários do setor
Adicionar aos favoritos o Link permanente.