TikTok Shop chega ao Brasil e pode movimentar R$ 39 bilhões até 2028

A TikTok Shop, plataforma de compras integrada ao aplicativo de vídeos curtos, chega ao Brasil em abril, apenas um mês após sua estreia no México.

Além disso, há projeções de que a ferramenta movimente até R$39 bilhões até 2028, tornando-se um novo player de peso no setor.

O lançamento promete mexer com o mercado e desafiar gigantes como Mercado Livre, Amazon e Shopee.

Segundo o Santander, a plataforma pode capturar entre 5% e 9% do comércio digital brasileiro em três anos.

E-commerce no Brasil

O Brasil já conta com grandes players no e-commerce, que movimentam bilhões de reais anualmente e seguem em expansão.

O Mercado Livre registrou um faturamento de R$139,6 bilhões em 2023, com um crescimento expressivo de 33,2% no país.

No quarto trimestre de 2024, a empresa alcançou um lucro líquido de R$3,7 bilhões, somando R$11 bilhões no acumulado do ano.

A Amazon, que continua expandindo sua presença no Brasil, reportou uma receita global de R$1,09 trilhão (US$ 187,792 bilhões) no quarto trimestre de 2024. Para 2025, as projeções da empresa variam entre R$875,8 bilhões e R$ 899 bilhões em faturamento.

Já a Shopee, consolidada como um dos marketplaces mais populares do país, registrou um GMV (Volume Bruto de Mercadorias) estimado entre R$ 15 bilhões e R$ 20 bilhões em 2023.

No terceiro trimestre de 2024, a empresa obteve um crescimento de 40% no número de compradores ativos, reforçando sua posição no mercado brasileiro.

O que esperar da TikTok Shop no Brasil?

Nos primeiros 90 dias, a plataforma deve oferecer frete grátis e isenção de comissões, além de focar em moda, beleza e eletrônicos, segmentos com forte engajamento no aplicativo.

No México, a estratégia envolveu parcerias com marcas locais e um marketing agressivo para ampliar a adesão.

No Brasil, com 111 milhões de usuários ativos, o impacto pode ser ainda maior.

No entanto, a plataforma terá restrições iniciais a joias, alimentos e itens usados, o que pode limitar algumas categorias de vendas.

A plataforma já movimenta bilhões em outros países. Em 2024, as vendas chegaram a R$52,2 bilhões nos EUA, R$ 35,9 bilhões na Indonésia e R$ 33,1 bilhões na Tailândia.

Leia Mais

  • UEA desenvolve chatbot para acesso a informações da Zona Franca de Manaus
  • Feirão Limpa Nome do Procon-AM ajuda a regularizar débitos de água e energia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.