Revista científica revela como a música pode ajudar no tratamento de TDAH

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O TDAH, sigla para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é uma questão bastante discutida nos dias atuais e, a partir disso, dois estudos científicos investigaram os possíveis benefícios da música como instrumento de aprimoramento no cotidiano de quem lida com a condição.

No exterior, a pesquisa foi conduzida pela Brain.fm e publicada na revista Nature, revelando que composições musicais criadas com base em princípios de neurociência ajudam pessoas com TDAH ao influenciar as oscilações cerebrais e ativar redes neurais responsáveis pela atenção e controle cognitivo.

Como informou a Rádio Rock, Daniel Clark, CEO da Brain.fm, destaca que a música funcional não deve ser confundida com playlists comuns e afirma que a pesquisa valida a música como uma ferramenta terapêutica não invasiva.

Segundo ele, o simples ato de escutar as canções pode beneficiar tanto pessoas diagnosticadas com TDAH quanto quem tem problemas de concentração mesmo sem um diagnóstico formal, pois nem todo mundo atende a todos os critérios de avaliação.

Estima-se que mais de 8 milhões de adultos já foram diagnosticados com TDAH nos Estados Unidos e a busca por alternativas tem sido algo recorrente por lá. A Brain.fm, além de oferecer composições para relaxamento e alívio do estresse, planeja expandir suas pesquisas para outras áreas em que a música pode trazer benefícios cognitivos.

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Estudo brasileiro também apontou benefícios da música no TDAH

Não foi só a revista britânica que realizou um estudo para avaliar a relação entre o TDAH e a música. No Brasil, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) teve a mesma preocupação e investigou o impacto da música na atenção de crianças que tem TDAH e também nas que não têm a condição.

Como resultado, a faculdade de Medicina da instituição mineira descobriu que ouvir canções pode diminuir erros em tarefas de atenção. A pesquisa conduzida pela terapeuta ocupacional Camila Mendes envolveu 76 meninos de 10 a 12 anos e as crianças erraram menos em tarefas específicas quando estavam ouvindo música.

Além disso, não houve diferença significativa na atenção entre realizar tarefas com ou sem música, o que sugere aumento na motivação e interesse nas atividades. Por fim, Camila sugere que as crianças ouçam músicas instrumentais que gostam na tentativa de melhorar a concentração e reduzir as chances de cometer erros em atividades escolares.

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