T-Cross, Nivus ou Polo vão sair de linha por causa do novo Volkswagen Tera?

O lançamento do Volkswagen Tera movimentou as redes. Afinal, o SUV subcompacto tem estilo chamativo e posicionamento de mercado bem marcado. Só que, muita gente se questionou se T-Cross, Nivus ou Polo vão sair de linha por causa do novo Volkswagen Tera. E agora vamos investigar isso.

Questão de preço

Sem colocar o Tera na equação, a linha de compactos da Volkswagen já se embola. Hoje o Polo tem oito versões: Track, Robust, MPI, 170 TSI manual (Sem Nome), Sense, Comfortline, Highline e GTS. Já de bate pronto sabemos que a GTS vai dessa para uma melhor por conta da chegada do Nivus GTS, diminuindo sua gama para sete modelos. Então, já vamos desconsiderá-lo.

Com isso, temos a gama Polo começando em R$ 95.790 na versão Track e indo até R$ 131.650 na Highline. O Nivus tem bem menos versões, sendo apenas a Comfortline de R$ 143.490 e a Highline de R$ 160.790. Mas o preço final dele vai subir porque o GTS claramente ficará acima de R$ 150 mil.

Volkswagen Tera prata lunar de lateral na sapucaí
Volkswagen Tera [divulgação]

Por fim, temos o T-Cross. O modelo é, teoricamente, posicionado acima do Nivus. Mas tem versões que custam menos do que as do irmão. Isso porque ele conta com as variantes Sense e 200 TSI (Sem Nome), que ficam abaixo das Comfortline e Highline que também são presentes no Nivus. Nas versões equivalentes, o T-Cross sempre é mais caro.

Com isso, o maior dos SUVs compactos da Volkswagen parte de R$ 119.990 e para em R$ 184.490. Ou seja, entre Polo e Nivus temos um buraco de R$ 11.840 entre a versão top do hatch e a de entrada do SUV cupê. Justamente o espaço no qual o Tera deve ser inserido em questão de valores.

Volkswagen Tera prata lunar de traseira
Volkswagen Tera [divulgação]

Versões de carros da Volkswagen que devem sair de linha

Pensando no posicionamento de preços do Volkswagen Tera, algumas baixas ficam bem claras dentro da linha. O modelo vai custar mais do que o Polo, mas menos do que o T-Cross. Além disso, ele contará com versão 1.0 MPI para custar menos e brigar de frente com o Citroën Basalt, único SUV 1.0 aspirado à venda no Brasil.

Com isso, é seguro apostar em preços entre R$ 100 mil e R$ 150 mil para o novato, com uma gama vasta de versões. Considerando que a força do Polo está nas versões de entrada, é bem provável que as versões Highline e Comfortline deixem de ser oferecidas para fazer o cliente migrar para o Tera. 

Volkswagen Tera de frente
Volkswagen Tera [divulgação]

Já no caso do T-Cross, a versão Sense deve deixar de ser ofertada. Afinal, ela existe apenas para baixar fortemente o preço do SUV compacto para adequá-lo à faixa máxima de desconto para clientes PCD, que é de R$ 120 mil. Como o Tera é um carro mais barato, essa missão fica mais fácil. A gama do Nivus não deve ser mexida.

Algum carro da Volkswagen vai sair de linha? 

A Volkswagen não vai tirar nenhum carro de linha por causa do Tera. O modelo chega para complementar a gama de SUVs e atuar lateralmente ao Polo. O mais ameaçado poderia justamente ser o Polo. Contudo, ele foi o segundo carro mais vendido do Brasil no ano passado, tornando totalmente injustificável sua aposentadoria agora.

interior do Volkswagen Tera
Volkswagen Tera [divulgação]

Há rumores de que ele não terá uma nova geração na Europa. Contudo, já foi confirmado que o Polo terá vida própria aqui no Brasil e até na Índia, migrando para a plataforma MQB e aumentando de tamanho – o mesmo ocorrerá com toda linha de compactos, sendo seguido por T-Cross, Nivus, Virtus e uma ainda longe segunda geração do Tera.

Assim como no passado a Volkswagen conseguiu vender up!, Gol, Fox, Polo e Golf ao mesmo tempo, ela já se planejou para ter três SUVs de pequeno porte na linha simultaneamente. Mas note: Tera, Nivus e T-Cross são modelos bem mais distintos do que Gol, Fox e Polo eram quando conviviam.

Volkswagen Tera [divulgação]

Você acha que o Volkswagen Tera vai fazer sucesso? Conte nos comentários.


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