Estudantes da rede estadual do Amazonas ganham medalhas na Olimpíada de Matemática na Tailândia

Estudantes da rede estadual do Amazonas retornam nesta quarta-feira (26) com sete medalhas conquistadas na Olimpíada Internacional de Matemática – Internacional Talent Mathematics Contest (ITMC) 2025, realizada em Bangkok, na Tailândia. A delegação amazonense obteve duas medalhas de prata, cinco de bronze e cinco Menções Honrosas pelo desempenho na competição.

A ITMC 2025 ocorreu entre os dias 22 e 26 de fevereiro e reuniu cerca de 600 estudantes de diversos países, incluindo Tailândia, Vietnã, Filipinas, Indonésia, Arábia Saudita, Camboja, Bangladesh e Singapura. O Amazonas foi representado por 12 alunos, selecionados por seus resultados em competições nacionais de matemática.

Participação amazonense

Oito estudantes do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Marcantonio Vilaça II (CMPM II) e quatro da Escola Estadual Ten. Cel. Cândido José Mariano (CMPM V) participaram da Olimpíada. Eles foram convidados após conquistarem medalha de ouro na etapa regional e medalha de prata na edição nacional da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2024. Além dos alunos, quatro professores das duas escolas acompanharam a delegação brasileira.

Medalhistas do CMPM II:

  • Medalha de prata: Sara Elis Peron Castro
  • Medalha de bronze: Imael Abner Fonseca, Heloisa Victoria Sales, Emanuella Barroso dos Santos e Bárbara Sophia Mendonça
  • Menção Honrosa: Carlos Eduardo Carvalho e Carvalho, Geovanna Ramos Alencar e Matheus Henrique Lemos Nogueira

Medalhistas do CMPM V:

  • Medalha de prata: McLean Queiroz
  • Medalha de bronze: Fábio Willian Viana
  • Menção Honrosa: Nicolly Beleza e Artur Reis

Compromisso com a educação

O professor Wellington Morais, que acompanhou a equipe na viagem, destacou que a conquista reflete o esforço e a dedicação dos estudantes.

A aluna Bárbara Sophia comentou sobre a experiência de representar o estado e a sensação de retorno com uma medalha.

“Eu me sinto muito honrada de representar o nosso estado, nunca imaginei participar de uma competição internacional, isso é uma grande, enorme possibilidade”, disse.

Os estudantes destacaram a importância do incentivo dos pais, professores e da escola no processo de preparação para a Olimpíada, reforçando a relevância da educação matemática na formação acadêmica e profissional.

*Com informações da assessoria

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