Concessão da BR-364 pode impulsionar agronegócio no Sul do AM, mas pedágio entra na conta

A concessão da Rota Agro Norte, que inclui trechos da BR-364 em Rondônia, promete impulsionar a produção agropecuária do Sul do Amazonas, fortalecendo o escoamento da produção agrícola e pecuária da região.

A modernização da rodovia é vista como uma oportunidade de crescimento econômico, apesar da possível cobrança de pedágio ao longo do trecho concedido.

A concessão contempla 721 km de rodovias, com investimentos destinados a melhorias na pavimentação, duplicação de trechos, vias marginais e construção de passarelas e acostamentos.

A expectativa é que a infraestrutura modernizada reduza os custos logísticos para produtores da região Norte, incluindo os municípios amazonenses que dependem de rodovias para o transporte de insumos e mercadorias.

Faturamento do agronegócio no Amazonas em 2024

Em 2024, o agronegócio no Amazonas registrou um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 3,37 bilhões, representando um aumento em relação aos R$ 3,28 bilhões do ano anterior. Os principais produtos que contribuíram para esse faturamento foram:

  • Mandioca: R$ 1,53 bilhão
  • Banana: R$ 592,5 milhões
  • Bovinocultura: R$ 661,6 milhões

Importância do sul do Amazonas e produtos cultivados

O sul do Amazonas desempenha um papel essencial na produção agropecuária do estado. Municípios como Humaitá, Lábrea, Manicoré, Canutama e Tapauá possuem áreas de cerrado que totalizam mais de 600 mil hectares, propícias para o cultivo de grãos como soja, milho, arroz e feijão. Municípios como Humaitá, Lábrea e Manicoré destacam-se pela forte atividade agropecuária. Por exemplo:

  • Humaitá: A região tem se destacado no potencial para produção de grãos como soja, arroz e milho. Iniciativas locais têm promovido o avanço dessas culturas, contribuindo para a diversificação da economia local.
  • Lábrea e Manicoré: Além da produção de grãos, essas áreas possuem atividades significativas de pecuária e cultivo de frutas regionais, como a banana e o guaraná.

Impacto da BR-364 no escoamento da produção

O engenheiro de pesca Erivan dos Santos Oliveira, especialista em agronegócios e doutorando em Ciências Empresariais e Sociais, destaca a importância da BR-364 para o escoamento da produção dos municípios do Sul do Amazonas.

“A concessão da BR-364 traz mais vantagens do que desvantagens. Apesar dos custos com o pedágio, haverá uma redução no tempo de viagem, na manutenção dos caminhões e mais segurança para a carga transportada. Atualmente, a rodovia tem um tráfego intenso de carga pesada e poucas áreas de recuo, o que a torna perigosa. A modernização e a duplicação da estrada trarão benefícios tanto para o estado do Amazonas quanto para Rondônia”, explicou Erivan.

Mercados atendidos pelo agronegócio do Sul do Amazonas

O agronegócio da região atende diversos estados brasileiros. De acordo com Erivan, a produção do Sul do Amazonas é escoada principalmente para o próprio estado, além de Rondônia, Mato Grosso e Acre.

“Com a melhoria da infraestrutura, haverá mais garantia para os investidores, tanto para quem compra quanto para quem vende. A redução dos custos logísticos vai estimular a expansão dos mercados atendidos pelo agronegócio da região”, acrescentou.

Pedágio e impacto nos custos de transporte

A possível cobrança de pedágio ao longo da BR-364 pode impactar o custo do transporte e, consequentemente, o preço dos produtos que chegam ao consumidor final. No entanto, Erivan acredita que a modernização da rodovia trará um equilíbrio entre custos e benefícios.

“A cobrança de pedágio pode, sim, impactar os custos de transporte. Porém, com a redução no tempo de viagem e na manutenção dos caminhões, o empresário sentirá esses benefícios de imediato. Uma alternativa seria a criação de subsídios para os produtores, especialmente no início do período de concessão, para minimizar os impactos financeiros do pedágio”, sugeriu.

Erivan também destacou um ponto relevante:

“Enquanto a BR-364 está sendo modernizada e duplicada, o Amazonas não consegue avançar na pavimentação da BR-319, uma rodovia crucial para a conexão do estado com o restante do país. É um estado avançando com a força do agro e outro patinando na lama, que é o Amazonas”, comparou.

Expectativa para o futuro do agronegócio no Sul do Amazonas

Com a modernização da BR-364, a expectativa é que os produtores do Sul do Amazonas tenham acesso facilitado a mercados nacionais e internacionais, otimizando o escoamento da produção e reduzindo os custos logísticos.

A integração com os portos do Arco Norte poderá ampliar as oportunidades de exportação, tornando as cadeias produtivas da região mais competitivas no mercado global.

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