Simples e eficiente: Harvard revela qual alimento pode ajudar a prevenir o câncer de intestino

Um estudo publicado na revista científica Gut Microbes aponta que o consumo regular de iogurte pode ajudar a reduzir o risco de câncer de intestino.

A pesquisa, conduzida pelo Mass General Brigham e pela Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, indica que os probióticos presentes no alimento desempenham um papel importante na saúde intestinal.

O estudo analisou dados de aproximadamente 150 mil pessoas nos Estados Unidos, monitoradas desde 1976 e 1986, que responderam a questionários sobre seus hábitos alimentares.

Os cientistas identificaram que o consumo de iogurte pelo menos duas vezes por semana está associado à presença de Bifidobacterium no organismo, uma bactéria benéfica para o intestino.

Segundo Tomotaka Ugai, patologista do Brigham e membro do Departamento de Epidemiologia de Harvard, essa espécie de microrganismo pode atuar como fator protetor contra tumores intestinais.

“Nosso estudo sugere que esse efeito benéfico é específico para tumores que possuem Bifidobacterium em sua composição”, explicou.

Ingestão frequente de iogurte

Os pesquisadores também analisaram amostras de tecido de pacientes diagnosticados com câncer colorretal, identificando 3.079 casos.

Em 1.121 dessas amostras, foram coletadas informações sobre a presença da bactéria, sendo 346 positivas e 775 negativas.

Os resultados reforçam a hipótese de que a ingestão frequente de iogurte pode reduzir o risco da doença a longo prazo.

Shuji Ogino, chefe do Programa de Epidemiologia e Patologia Molecular de Brigham e um dos autores da pesquisa, destacou que o objetivo do estudo é estabelecer conexões entre a dieta e a presença de bactérias intestinais.

“Nosso trabalho busca entender como escolhas alimentares podem influenciar a saúde intestinal e reduzir o risco de doenças graves”, afirmou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o câncer de intestino como o terceiro mais diagnosticado entre homens e o segundo entre mulheres.

Diante desse cenário, especialistas recomendam uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos fermentados, como o iogurte natural, que se destaca por seu preço acessível e alto valor nutricional.

Leia mais:

  • Azul dá novo sinal de que fusão com a Gol pode prejudicar o interior do Brasil
  • Flávio Dino intima governo a investigar emendas Pix do setor de eventos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.