No carnaval, brasileiros apostam no PIX como forma de pagamento

A pesquisa do Mercado Pago revelou que o Pix será o principal meio de pagamento durante o Carnaval de 2025, com 41% dos foliões optando por essa modalidade.

O cartão de crédito aparece em segundo lugar, preferido por 38% dos entrevistados, seguido pelo cartão de débito (17%), linhas de crédito (4%) e dinheiro em espécie (3%).

O levantamento, que ouviu mais de 3 mil pessoas em todo o Brasil entre janeiro e fevereiro deste ano, destacou também a crescente importância do celular nas transações financeiras durante a folia.

Cerca de 78% dos participantes pretendem levar o aparelho para os blocos, um aumento em relação aos 60% registrados no ano anterior. Além disso, 72% planejam utilizar o celular como meio de pagamento nas festividades.

Apesar da praticidade, a pesquisa apontou que apenas metade dos usuários (50%) adota medidas de segurança adicionais em seus dispositivos móveis.

Entre os que utilizam o celular para pagamentos, 28% preferem o cartão de crédito, 12% optam pelo cartão de débito por aproximação e 3% já utilizam o Pix por aproximação.

O motivo para escolher o Pix

A principal motivação para o uso de pagamentos via celular é a praticidade e rapidez, mencionada por 41% dos entrevistados. Para 27%, a segurança de não precisar levar dinheiro em espécie é o fator determinante.

No entanto, apenas 54% dos usuários sempre verificam os dados antes de confirmar uma transação, indicando a necessidade de maior atenção e cautela.

Fabiana Saenz, diretora de inteligência antifraude do Mercado Livre e Mercado Pago, alerta para a importância de medidas preventivas:

“As pessoas não conferem e raramente pedem a segunda via das compras.” Ela recomenda aumentar a segurança dos dispositivos móveis, ativando a autenticação em dois fatores e biometria, além de proteger os pertences com acessórios adequados, como doleiras ou pochetes com zíper posicionadas na frente do corpo.

Em relação aos gastos, os foliões estimam desembolsar, em média, R$ 200 por dia durante os blocos e festas. Contudo, menos da metade (41%) afirma ter se planejado financeiramente para o período festivo, ressaltando a importância do planejamento financeiro para evitar surpresas pós-Carnaval.

Para acessar o relatório completo da pesquisa do Mercado Pago, visite o site oficial da empresa ou seus canais de comunicação.

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