Webinar discute emergência climática e fiscalização ambiental com apoio do TCE-AM

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) apoia o Webinar: Emergência Climática – Tribunais de Contas e Indução das Políticas Públicas Ambientais, que começa nesta quinta-feira (13) e será transmitido pelo YouTube da Escola de Contas Públicas (ECP). 

O evento, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pela Atricon, reunirá especialistas e representantes de Tribunais de Contas de todo o país para debater o controle ambiental e o combate às queimadas e ao desmatamento ilegal.

Recentemente, o governo Trump anunciou um decreto assinado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que suspendeu a ajuda externa americana por 90 dias, impactando diretamente um programa de treinamento de brigadistas brasileiros para o combate a incêndios florestais.

Entre os destaques, o procurador Ruy Marcelo, do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), participará do painel sobre a crise climática e apresentará a Nota Técnica Conjunta 01/2024, que orientará a atuação dos órgãos de controle frente aos impactos ambientais.

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, destacou a importância do debate para fortalecer a fiscalização ambiental. Já o conselheiro Júlio Pinheiro, responsável pelos assuntos ambientais no tribunal, ressaltou o papel dos Tribunais de Contas na indução de políticas sustentáveis e no monitoramento do desmatamento.

Programação do evento

  • 13 de fevereiro (10h – 12h): Abertura e palestra com o cientista Carlos Nobre, abordando os desafios da crise climática.
  • 20 de fevereiro (10h – 12h30): Apresentação da Nota Técnica Conjunta 01/2024 e discussões sobre tecnologias de monitoramento ambiental.
  • 27 de fevereiro: Consolidação das diretrizes formuladas durante o evento.

O webinar será transmitido pelo canal do TCE-AM no YouTube e é uma oportunidade para aprofundar a discussão sobre políticas públicas e fiscalização ambiental.

  • Trump suspende apoio dos EUA ao Ibama na prevenção de queimadas na Amazônia
  • Queimadas expõem falhas do Brasil no combate ao fogo em 2024
  • Amazônia concentra quase metade das queimadas registradas no Brasil
Adicionar aos favoritos o Link permanente.