Quatro cidades do Amazonas têm mais beneficiários do Bolsa Família do que casas

Quatro cidades do Amazonas estão entre os dez municípios com mais beneficiários do Bolsa Família do que domicílios registrados, segundo levantamento do site Poder360.

A cidade com maior discrepância no estado é São Paulo de Olivença onde há 6.845 residências segundo o Censo do IBGE de 2022, e 7.722 famílias no Bolsa Família (112,8% do total de domicílios), de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social.

Em seguida, aparecem Fonte Boa (6.797 beneficiários e 6.053 casas), Autazes (16.457 beneficiários e 15.544 casas) e Tonantins (4.028 beneficiários e 3.848 casas).

O Ministério do Desenvolvimento Social atribui a diferença ao avanço populacional desde o último Censo de 2022 e ao fato de que mais de uma família pode residir no mesmo endereço, sendo registradas como famílias conviventes no Cadastro Único.

No entanto, especialistas alertam que a existência de mais famílias do que domicílios pode indicar possíveis fraudes e deveria ser motivo de investigação detalhada.

O estudo também revelou que, em 70 cidades brasileiras, mais de 80% dos domicílios recebem o Bolsa Família.

Para especialistas, esse índice exige uma fiscalização rigorosa, pois apesar de algumas cidades dependerem fortemente do programa, há moradores que ocupam cargos como empresários, empregados ou servidores públicos.

Importante lembrar que o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou no início de fevereiro que vai reforçar a fiscalização do Cadastro Único (CadÚnico) e combater fraudes em benefícios sociais, como o Bolsa Família.

O governo federal afirmou que desde 2023 tem realizado verificações cadastrais rotineiras para identificar fraudes, com medidas como cruzamento de dados, atualização obrigatória do cadastro a cada 24 meses e conferência do registro de óbitos.

A expectativa é que novas regras sejam implementadas em 2025 para fortalecer o controle sobre os pagamentos.

*Com informações de Rafael Barbosa e Paulo silva Pinto do site Poder360

Leia Mais:

  • Nova edição do Concurso Nacional Unificado terá até 3,5 mil vagas; edital sai em março
  • Ministro Flávio Dino suspende pagamento extra a juiz e critica supersalários
  • Brasil terá lista oficial de pessoas proibidas de realizar apostas em bets
Adicionar aos favoritos o Link permanente.