Tradição do “Pereira” será destacada em Pescaria Brava

Pescaria Brava trabalha nos últimos detalhes para anunciar a programação do 1º Carnaval Cultural. Será uma forma de destacar o Pereira, que remonta aos primórdios da folia de Momo na região.

Na cidade, o bloco tem sua ‘sede’ nas ruas de Barreiros. “Não quero exagerar não, mas já tem uns cem anos. Isso é uma tradição”, celebra o ex-vereador Miguel da Silva, coordenador da folia desde 1985.

O evento vai ocorrer no domingo, 2, e na tarde da terça carnavalesca, 4. Nesse último dia, diz o prefeito Luiz Henrique Castro (PP), o governo municipal irá fornecer apoio para manter a tradição. “Vamos montar estrutura com tenda, som e ‘Carnaval kids’, para as crianças”, pontua.

Zé Pereira

A origem histórica diz que começou no Rio de Janeiro e se espalhou pelas províncias do Império em meados do século 19. É chamado só de Pereira ou Pereira D’Água, como em Pescaria Brava.

Em Laguna, jornais registram cordões do Pereira em várias épocas. Se trata de um bloco típico: foliões se fantasiam ou não e vão atrás de quem vai tocando instrumentos e puxando marchinhas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.