Custos no Setor Público para o TCE-RR

Mais uma excelente oportunidade em concursos da área de controle é o certame para o Tribunal de Contas de Roraima. Para deixar você ainda mais preparado, vamos analisar as principais informações sobre Custos no Setor Público para o TCE-RR.

Custos no Setor Público para o TCE-RR

O edital contempla vagas para Auditor Substituto de Conselheiro, Auditor de Controle Externo e Técnico Administrativo.

Vamos iniciar os estudos!

NBC TSP 34

A norma que trata sobre o tema é a NBC TSP (Norma Brasileira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público) 34 – Custos no Setor Público, que será cobrada no concurso do TCE-RR para os cargos de Auditor Substituto de Conselheiro e para auditor de controle externo – área contábil.

Esta é uma norma que vem ganhando cada vez mais espaço nos concursos públicos, com sua cobrança cada vez mais recorrente.

Por isso, é muito importante você dedicar algum tempo da sua preparação para estudá-la, já que a norma não é muito extensa, porém é cheia de detalhes, por isso preste muita atenção em todas as informações!

A implantação de um efetivo sistema de custos é um verdadeiro desafio aos gestores, tanto na área pública, quanto na área privada.

Por isso, a norma visa estabelecer diretrizes e padrões, para possibilitar essa tarefa, cada vez mais importante e necessária nas organizações.

Mas o que é um sistema de custos e qual a sua finalidade?

Conforme a NBC TSP 34 – Custos no Setor Público, o sistema de custos reúne diversas ferramentas para controlar o custo das atividades desempenhadas pelo setor público, gerando informações como instrumento de governança pública.

Com essas informações em mãos, os gestores conseguem melhorar a qualidade do gasto, promover a busca pela eficiência, direcionar o contingenciamento do gasto público, apoiar o planejamento estratégico, dentre outros inúmeros benefícios que o controle do gasto público pode proporcionar.

Contudo, frente às dificuldades de elaborar um sistema de custos que forneça informações confiáveis, a Norma em análise prevê inúmeros conceitos a serem seguidos, e vamos analisá-los agora.

A norma explicita alguns atores que são os usuários da informação de custos, como os seguintes: cidadãos, membros do Poder Legislativo, pesquisadores e demais interessados que utilizam as informações geradas pelo sistema de custos para tomar decisões, avaliar o desempenho, monitorar.

A norma ainda acrescenta que são os gestores os principais usuários da informação de custos. Guarde esta informação!

Quanto às características a serem observadas para a geração de informações de custos, são as mesmas características qualitativas da informação contábil, quais sejam, a relevância, a representação fidedigna, a compreensibilidade, a tempestividade, a comparabilidade e a verificabilidade.

Da mesma forma, as restrições da informação de custo se assemelham às restrições das características qualitativas da informação contábil: materialidade, custo benefício e alcance do equilíbrio apropriado entre as características qualitativas.

Você precisa saber essas características e suas restrições para a sua prova do TCE-RR, pois além de estarem previstas na NBC TSP 34 – Custos no Setor Público, estão também dispostas na NBC TSP Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Informação Contábil de Propósito Geral pelas Entidades do Setor Público, o que aumenta ainda mais as chances de cobrança.

Apesar da complexidade e das dificuldades no desenvolvimento de informações de custos das atividades do setor público, não é necessário o uso de ferramentas complexas. Desde que as informações geradas sejam confiáveis, a norma permite até mesmo o uso de procedimentos manuais, elaborados por meio de controles simplificados, como planilhas eletrônicas.

Devido à importância que o controle dos custos tem na atualidade, a NBC TSP afirma que nem mesmo o pequeno porte da entidade ou sua base simplificada de dados pode justificar a falta de desenvolvimento de um controle efetivo dos custos.

Além disso, a responsabilidade pela geração das informações de custos é do profissional da contabilidade. No entanto, a responsabilidade pelas informações extraídas das bases de dados de origem é dos gestores desses sistemas integrados. 

Por fim, a NBC TSP 34 recomenda que o desempenho da atuação na geração de informações de custos seja divulgado, no mínimo anualmente, por meio de relatório de custos

TCE-RR: como se preparar para a prova

Finalizamos o estudo dos Custos no Setor Público para o TCE-RR, e com a data da prova se aproximando, é necessário escolher a sua estratégia para chegar preparado.

Então, acrescente nas suas metas de estudo muitas revisões e resolução de exercícios, para que consiga memorizar as inúmeras informações que serão cobradas na sua prova, já que o edital é bastante extenso.

Este é o momento de direcionar os estudos para aquelas matérias de maior dificuldade, acertando os detalhes finais e garantindo mais alguns pontos no concurso. Foco nos estudos e boa prova.  

Garanta a sua vaga no Tribunal de Contas do Estado de Roraima com os cursos que preparamos para você!

Quer saber tudo sobre os concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2024

Concursos 2025

O post Custos no Setor Público para o TCE-RR apareceu primeiro em Estratégia Concursos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.