Trump volta atrás e suspende programa que visava garantir carregadores para carros elétricos nas estradas

A volta de Donald Trump à precisência dos Estados Unidos é cercada de diversas polêmicas, e agora, o atual presidente acaba de suspender um programa que visava garantir carregadores para carros elétricos nas estradas locais.

Em detalhes, a iniciativa, que havia sido aprovada pelo Congresso durante a gestão de Joe Biden, tinha como previsão cerca de US$ 5 bi destinados às administrações estaduais.

Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!

Entenda a decisão de Trump em barrar projeto de carregadores para carros elétricos nas estradas

Assim como pontuado anteriormente, a decisão de Trump em suspender o Programa Nacional de Infraestrutura de Veículos Elétricos (NEVI) surpreendeu muitos, princiaplmente os estados que já haviam começado a implementar o projeto. 

Para melhor entender, o programa, que previa o uso de US$ 5 bilhões para financiar a instalação de carregadores rápidos ao longo das rodovias dos Estados Unidos, foi aprovado pelo Congresso sob a gestão de Joe Biden com o objetivo de fortalecer a infraestrutura de veículos elétricos e estimular a adoção desses automóveis.

Isto é, o programa tinha como meta preencher lacunas críticas na rede de carregamento do país, garantindo que os motoristas de carros elétricos tivessem mais opções para recarregar suas baterias durante viagens longas.

Esse passo, segundo especialistas, seria essencial para aumentar a confiança dos consumidores na viabilidade de possuírem carros elétricos, algo que, até hoje, ainda representa um desafio para muitas pessoas, especialmente em estados com grandes distâncias entre as grandes cidades.

No entanto, a decisão de Trump vai contra a tendência de expansão de veículos elétricos, que ganhou força no governo Biden.

Foto: Freepik

Se informe ainda mais: Taxação de Trump pode aumentar preços dos carros nos Estados Unidos

O que pode estar por trás da decisão?

Bem, resumidamente, a administração republicana afirma que o programa de Biden era um excesso regulatório, que não só afetava a liberdade de escolha do consumidor, mas também impunha custos desnecessários aos estados.

Além disso, Trump tem sido um crítico constante de políticas verdes, como o “Green New Deal”, que promovem a transição para energias mais limpas, considerando-os prejudiciais à economia e aos empregos tradicionais.

Por fim, é interessante pontuar que a suspensão do programa pode ter repercussões significativas para o mercado de veículos elétricos nos EUA.

Isto é, com a redução dos incentivos federais para a instalação de infraestrutura de carregamento, as montadoras, principalmente as mais voltadas para o setor de carros elétricos, podem ver uma desaceleração nas vendas e um impacto no planejamento de suas expansões, como já demonstrado pela Ford, por exemplo.

Aproveite para conferir: BYD Song está entre os SUVs mais vendidos de 2025; veja o ranking completo

↓Essa informação foi útil para você? Comente abaixo e deixe a sua opinião!↓

O post Trump volta atrás e suspende programa que visava garantir carregadores para carros elétricos nas estradas apareceu primeiro em GARAGEM 360.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.