Cruzeiro Esporte Clube atravessa o Atlântico e contrata treinador português para salvar o time

Anunciado como novo técnico do Cruzeiro, o português Leonardo Jardim acumula muita experiência no futebol europeu e, há alguns anos, também no milionário “Mundo Árabe”. O treinador de 50 anos acumula títulos na carreira, mas também a marca de ser o primeiro a comandar o astro do Real Madrid, Kylian Mbappé.

Foi na passagem mais vitoriosa de Jardim pelo futebol europeu que o treinador teve essa experiência. Em 2015, o atacante, então com 16 anos, entrou nos minutos finais do empate com o Caen por 1 a 1, graças a Jardim.

Com o atacante, a passagem alcançou o auge entre 2016 e 2017 com o título do Campeonato Francês e também a chegada à semifinal da Liga dos Campeões, quando protagonizou um 5 a 3 com o Manchester City, na Inglaterra, com um dos gols do Monaco marcado pelo atacante.

Com Matheus Pereira

 

Leonardo Jardim também comandou Matheus Pereira no futebol saudita. Foi com o treinador que o meia deixou o futebol inglês e foi jogar no Al Hilal. Em um jogo, chegou a não gostar de uma substituição do treinador. Entretanto, seguiu como peça de boa avaliação por Jardim e foi campeão da Champions da Ásia com ele.

A trajetória

 

Licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade da Madeira e formado no curso de técnicos da Uefa ainda aos 24 anos, Jardim treinou o primeiro time aos 28 anos, comandando o Camacha, onde ficou por cinco temporadas. Ainda passou duas temporadas no Desportivo de Chaves e mais duas no Beira-Mar.

Depois, Jardim treinou o Braga em 2011/2012 por uma temporada. Foi para o Olympiakos, da Grécia, mas ficou por 24 partidas. Voltou a Portugal para dirigir o Sporting (Abel Ferreira treinava a equipe B) por um ano também. Depois, nunca mais voltou ao futebol lusitano.

Títulos na carreira

Jardim conquistou o Campeonato Francês 2016/2017. No Olympiakos, participou da campanha dos títulos Grego e da Copa da Grécia, em 2012-2013. No Al Hilal, levou a Supercopa da Arábia Saudita e a Liga dos Campeões da AFC, em 2021. O último título foi o do Campeonato dos Emirados Árabes com o Al Ahli, em 2022-2023.

Da Redação Na Rua News

Adicionar aos favoritos o Link permanente.