‘Vovó do Crime’ é filmada furtando celular após pedir ajuda e prometer abandonar delitos; VÍDEO


Idosa de 63 anos cometeu o crime em uma loja de roupas femininas em São Vicente (SP). Ela ficou conhecida por uma série de furtos, incluindo de caixinhas de Natal, na Baixada Santista. ‘Vovó do Crime’ volta a atacar após prometer que ia parar de furtar no litoral de SP
A idosa de 63 anos conhecida como ‘Vovó do crime’ por protagonizar uma série de furtos, incluindo de caixinhas de Natal, foi filmada pegando o celular de uma mulher após dizer publicamente que não cometeria mais os delitos. O caso mais recente aconteceu em uma loja de roupas femininas em São Vicente, no litoral de São Paulo (assista acima).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A suspeita chegou a ser detida em dezembro do ano passado por conta dos furtos em sequência. Na ocasião, ela foi encaminhada ao 7° Distrito Policial (DP) de Santos, onde prestou depoimento, mas foi liberada pois não houve flagrante.
À época, a idosa disse que cometeu os crimes para comer e ressaltou que não queria ser solta, pois voltando às ruas não teria para onde ir. “Não vou continuar furtando, mas preciso ter alguém para me ajudar, me por em uma clínica”, afirmou ela, em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo.
No novo vídeo, obtido pelo g1 nesta sexta-feira (24), é possível ver a idosa conversando com a vítima, uma funcionária da loja. Ela pegou o celular do balcão e colocou o aparelho dentro de uma sacola.
O furto ocorreu na loja de roupas femininas Doce Morena, localizada na Rua José Bonifácio, no Centro de São Vicente, na manhã da última quinta-feira (23). A proprietária do estabelecimento, que não quis se identificar, contou que a ‘Vovó do Crime’ chegou a comprar um biquíni.
De acordo com ela, a funcionária atendeu a idosa como qualquer outra cliente e não percebeu o furto. Ainda segundo a dona, a Polícia Militar também não foi acionada. “Ela [vendedora] anda tão desacreditada que nem quer fazer o boletim de ocorrência”, complementou.
Idosa furta celular em loja após dizer que abandonaria criminalidade
Reprodução
“Me sentindo triste porque não é a primeira vez que essa senhora faz isso no comércio [em geral] e não dá em nada para ela. Você trabalha para vir um ser humano e roubar o que é seu, é lamentável”, finalizou ela.
Furto na cafeteria
‘Idosa do crime’ que furta caixinhas de Natal no litoral de SP é flagrada pegando celular de cafeteria em Santos, SP
Reprodução
Em dezembro de 2024, a idosa foi flagrada furtando um celular em uma cafeteria em Santos.
Em entrevista à TV Tribuna, a funcionária Tânia Moreira afirmou que a idosa agiu rapidamente, distraindo a atendente que esquentava um salgado. “A gente só foi ver depois de um tempo. Eu não esperava que tivessem levado”, comentou ela.
‘Idosa do crime’ que furta caixinhas de Natal no litoral de SP é flagrada pegando celular de cafeteria em Santos, SP
Reprodução
“Para mim, [o celular] estava pela loja. Procurei, procurei e não achei. Quando a gente foi capturar pelas imagens [de monitoramento], a gente viu que ela tinha levado mesmo”, disse.
À época, Tânia relatou que acreditava que alguém estava por trás dos crimes praticados pela idosa, uma vez que o celular foi usado em seguida. “Estão usando meu WhatsApp, [pois] o celular é todo aberto [sem senha]. Mandaram uma mensagem no celular do meu marido e a gente acabou clicando em um link”, lembrou.
Furto na conveniência
Idosa que furtou caixinha de Natal de funcionários de doceria em São Vicente, SP, também pegou a de conveniência em Praia Grande
Reprodução
No mesmo mês, a idosa foi flagrada por câmeras de monitoramento da loja de conveniência repetindo o crime. O posto de combustíveis em questão está localizado no bairro Xixová, em Praia Grande.
Nas imagens é possível ver que a mulher distraiu os funcionários, furtou a caixinha e saiu do local. A Polícia Militar informou não ter sido acionada para nenhum dos casos.
Furto na doceria
Outro furto ocorreu na Doceria Cássia, na Rua Odair Muller de Azevedo Marques, no bairro Vila Margarida, em São Vicente.
Ao g1, a proprietária do comércio, Rita de Cássia, de 50 anos, contou à época que a mulher comprou dois doces e aproveitou o momento em que a funcionária estava de costas para furtar a caixinha.
Segundo Rita, ninguém percebeu a ação da suspeita e sequer teve tempo para sentir falta da caixinha, que tinha um cartão de agradecimento aos clientes. Isto porque minutos depois do furto uma amiga dela encontrou o item com algumas moedas na calçada de uma loja de roupas do bairro.
Idosa furta ‘caixinha de Natal’ de funcionários de doceria em São Vicente, SP
A proprietária acionou o técnico das câmeras de monitoramento e teve acesso às imagens em 16 de dezembro. “Foi uma surpresa geral porque […] nunca que a gente imaginaria que seria uma senhora. É até cômico se não fosse trágico”, afirmou.
De acordo com Rita, os cinco funcionários da doceria tinham planos com o valor arrecadado, entre eles uma gestante que pretendia comprar fraldas. “Tinha algo por trás desse dinheiro. Foi muito frustrante e revoltante também. Todos eles ficaram muito revoltados”, desabafou.
Ela destacou que é proprietária da doceria há 20 anos e nunca tinha passado por nada parecido. Apesar da revolta, Rita não pretende registrar um boletim de ocorrência (BO) sobre o furto, que aconteceu em 15 de dezembro.
“A gente nunca imaginaria que uma senhorinha de quase 70 anos fosse capaz de fazer isso. Então, é um alerta [aos outros comerciantes] para que a gente fique muito mais esperto agora nessa época de final de ano”, finalizou.
Idosa furtou ‘caixinha de Natal’ de funcionários de doceria em São Vicente (SP)
Reprodução
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.