5 motivos pelos quais Fernanda Torres tem chances de ganhar o Oscar

Fernanda Torres é indicada ao Oscar por

O Brasil está em festa nesta quinta-feira (23) após a notícia de que a nossa Fernanda Torres foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por sua participação sensacional em Ainda Estou Aqui, que também fez história ao ser nomeado para a categoria de Melhor Filme da premiação em 2025.

O longa, que também foi parar na lista de Melhor Filme Internacional, rendeu elogios de todos os tipos a Fernanda, que vem sendo aclamada mundo afora. Não à toa, a indicação da brasileira foi celebrada até por pessoas de outros países, que enxergam um trabalho realmente merecedor.

Apesar de ter grandes nomes na concorrência, as chances de Fernanda levar a estatueta para casa são bastante reais – afinal de contas, ela acabou de garantir um prêmio no Globo de Ouro.

Abaixo, separamos 5 motivos para mostrar que vale a sua torcida por Fernanda Torres! Vale lembrar que o Oscar acontece este ano no dia 2 de Março, e você pode ficar ligado no TMDQA! em datas mais próximas para acompanhar tudo sobre o evento.

5 motivos para Fernanda Torres ganhar o Oscar

Candidata à “dobradinha”

Um dos pontos principais para acreditar nessa possibilidade é o fato já citado de Fernanda Torres ter vencido o Globo de Ouro. Na ocasião, nenhuma das indicadas ao Oscar concorreu diretamente com ela – isso porque Fernanda estava na categoria Drama no Globo de Ouro, onde disputou com Pamela Anderson (The Last Showgirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (The Room Next Door) e Kate Winslet (Lee).

A maioria das outras candidatas ao Oscar vem da categoria Comédia ou Musical, que teve Demi Moore como vencedora por A Substância. Além dela, três outras da lista do Oscar apareceram ali: Cynthia Erivo (Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez) e Mikey Madison (Anora).

Então, as únicas candidatas à “dobradinha” – ou seja, a vencer tanto o Globo de Ouro quanto o Oscar – são Fernanda Torres e Demi Moore. A briga vai ser boa!

Valorização de Ainda Estou Aqui

Se a performance de Fernanda não era suficiente para convencer os votantes, talvez o sucesso de Ainda Estou Aqui venha a calhar. Como é de se esperar, todos os filmes que tiveram atrizes indicadas na categoria específica também estão na lista de indicados a Melhor Filme, mas o barulho surpreendente do longa brasileiro pode pesar a favor.

Após sua estreia nos EUA, o filme tem liderado bilheterias e feito um barulho maior do que se poderia imaginar para o caso de uma produção internacional em um país que dificilmente abre espaço para estas. Estamos no caminho certo!

Por que não as outras?

É importante ressaltar que todas as indicadas ao prêmio são extremamente merecedoras e têm tudo para saírem vencedoras também. Mas Fernanda tem um trunfo na manga: o próprio “preconceito” da Academia, que virou meme nas redes sociais, com alguns gêneros de filmes.

Dá para contar nos dedos quantas vezes a instituição premiou longas de comédia ou terror, e, de acordo com as probabilidades calculadas por casas de apostas em Vegas, Fernanda aparece em terceiro lugar atrás de Demi Moore (que estrelou o terror A Substância) e Mikey Madison (que estrelou a comédia romântica Anora). Não dá pra cravar nada, mas é um ponto a favor da nossa Fernanda!

Emocionou até grandes nomes de Hollywood

Por sua forte identificação com um período tão conturbado da nossa história, Ainda Estou Aqui foi universalmente aclamado aqui no Brasil. Mas, em Hollywood, mesmo com pouca gente conhecendo o contexto por trás da trama, o longa de Walter Salles também emocionou.

A gente te contou por aqui, inclusive, sobre a ocasião em que Emily Blunt, que disputou a mesma categoria no ano passado por Oppenheimer, se derreteu em elogios pela performance da brasileira. Assim como ela, outros grandes nomes ligados à Academia foram atingidos em cheio pelo drama nacional – e muito disso se deve à performance incrível de Fernanda Torres.

A vez do Brasil

Vamos ser sinceros: com uma indústria cinematográfica tão relevante, já passou da hora do Brasil levar para casa uma estatueta e o reconhecimento internacional que merece há tanto tempo.

É claro que isso não é necessariamente um fator, mas em um ano que tem o prêmio tão aberto, sem nenhuma franca favorita, talvez esta seja a grande oportunidade de reconhecer uma indústria prolífica que já foi esnobada diversas vezes, além de mostrar ao mundo que a Academia está ligada no que acontece fora de Hollywood.

Agora nos resta torcer!

O post 5 motivos pelos quais Fernanda Torres tem chances de ganhar o Oscar apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.