Por que o Village People cantou na posse de Donald Trump?

Donald Trump dança ao som de Village People em cerimônia de posse presidencial dos EUA
Reprodução/X/Twitter

Quem acompanha o cenário político internacional deve ter visto a cerimônia da posse de Donald Trump, que aconteceu recentemente nos EUA com a presença de uma série de grandes figuras da música. A atração principal do evento, no entanto, acabou sendo uma surpresa: o Village People.

Por mais que nomes como Snoop Dogg tenham chamado atenção do público por participar da posse, ninguém o fez mais do que o grupo conhecido por hits como “YMCA” e “Macho Man”, e não foi só por conta da forte ligação do Village People com a comunidade LGBTQIA+, que de forma geral tem se posicionado contra Trump nos últimos anos.

A verdade é que, desde o mandato anterior de Trump, a banda tem uma relação conturbada com Donald. A confusão começou lá em 2020, quando o grupo proibiu o uso de “Macho Man” pelo então presidente após a reação dele aos protestos que aconteciam no país, que foi considerada agressiva por parte da banda.

Depois disso, quando encerrou seu mandato, Donald Trump voltou a usar uma música do grupo de maneira simbólica: ele escolheu tocar “YMCA” em sua despedida do posto, como você pode relembrar por aqui.

Village People x Donald Trump

Mesmo com tudo isso, a posição mais incisiva da banda veio em 2021, depois do episódio envolvendo a saída do presidente ao som de “YMCA”.

Na ocasião, Victor Willis, líder do grupo, criticou o costume do político de usar as músicas do grupo e inclusive sua “retórica odiosa” — afinal, não faria sentido para ele que Trump usasse dois hinos da comunidade LGBTQIA+ durante sua campanha.

Na ocasião, Willis chamou o político de “valentão” por ter ignorado os pedidos para parar de fazer uso das músicas e comemorou a sua saída da presidência:

“Felizmente, agora ele está fora do cargo, então parece que o uso abusivo de nossa música finalmente acabou.”

À época, o Village People até considerou liderar uma “mudança na lei de direitos autorais que dará aos artistas e editores mais controle sobre quem pode ou não usar nossa música no espaço público”, o que acabou não acontecendo de lá pra cá.

Por que o Village People esteve na posse de Trump?

Com tantas desavenças, então, o que explica a decisão do Village People de participar da posse de Donald Trump em 2025?

Na última segunda-feira (13), a banda confirmou no Facebook que aceitou um convite para “participar de atividades inaugurais, incluindo pelo menos um evento com o presidente eleito Trump” e justificou sua decisão explicando acreditar no poder da música para “unir o país após uma campanha tumultuada e dividida”:

“Nossa música ‘Y.M.C.A.’ é um hino global que esperamos que ajude a unir o país após uma campanha tumultuada e dividida, onde nossa candidata preferida perdeu. Portanto, acreditamos que agora é hora de unir o país com música. Sabemos que isso não deixará alguns de vocês felizes em ouvir, mas acreditamos que a música deve ser tocada sem levar em conta a política”.

Como você pode ver pelo vídeo abaixo, o evento de fato aconteceu – e parece que Trump se divertiu bastante com a performance de “YMCA”. Missão cumprida?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

O post Por que o Village People cantou na posse de Donald Trump? apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.