Carros abandonados após enchente começam a ser recolhidos em Porto Alegre


Após localizado, o proprietário do veículo será notificado. Se não houver manifestação em até 90 dias, o automóvel poderá ser leiloado pelo município. Carros em situação de sucata estão sendo recolhidos em Porto Alegre
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) começou a recolher, no início deste mês, os veículos atingidos pelas enchentes de maio de 2024 e abandonados em Porto Alegre. De acordo com a EPTC, até o momento foram 109 processos abertos, com 96 já concluídos.
Serão recolhidos veículos em situação de abandono por mais de 30 dias, em mal estado de conservação, com ferrugem ou vandalismo. Os proprietários serão identificados e notificados. Se ninguém se manifestar em até 90 dias, ele poderá ser leiloado pelo município.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo a EPTC, uma das preocupações é que os veículos abandonados possam causar danos ao meio ambiente, além de também gerar incômodos à circulação.
De acordo com Adailton Maia, gerente de Fiscalização do Transporte da EPTC, a empresa localiza o proprietário do veículo e o notifica para a retirada com um prazo de 10 dias. Após esse período, o automóvel está apto para ser recolhido e levado a um depósito da entidade.
Setor automotivo estima em R$ 1,5 bilhão prejuízos causados por inundações no RS
Com oficinas lotadas, mecânicos tentam recuperar carros atingidos pela enchente no RS
“A gente orienta que o proprietário faça esse recolhimento de imediato para não ocorrer de o veículo ser recolhido. Depois de recolhido, em 90 dias, então orientamos que o proprietário vá até o depósito da EPTC para fazer essa recolhida. Extinguindo esse prazo, o veículo então entra para ser leiloado”, explica.
Em 2024, um levantamento da empresa de consultoria Bright Consulting apontou que cerca de 200 mil veículos foram danificados pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio. O prejuízo calculado ficou em R$ 8 bilhões.
A EPTC ainda orienta que, denúncias com relação a carros abandonados em situação de sucata podem ser feitos através dos canais oficiais da prefeitura, pelos números 118 ou 156, além também do aplicativo da prefeitura, o 156+POA.
Depósito de carros no bairro Anchieta, em Porto Alegre.
Mateus Bruxel/Agência RBS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.