40 anos de Rock in Rio: relembre os shows, desafios e bastidores da histórica primeira edição do festival em 1985

Queen no Rock in Rio 1985
Reprodução/YouTube

Quem esteve no Rio de Janeiro em setembro do ano passado, ou acompanhou o Rock in Rio pela televisão, testemunhou a festa gigantesca que o festival realizou pra comemorar 40 anos de história.

Já que atualmente o evento acontece em anos pares, o aniversário foi antecipado para a edição de 2024, mas a data verdadeira acontece esta semana, no dia 11 de janeiro de 2025!

Este sábado remeteu ao primeiro dia da edição inaugural do Rock in Rio em 1985, quando os brasileiros começaram o ano bem demais, testemunhando pela primeira vez na história um line-up estrelado de bandas internacionais por aqui, incluindo Queen, Iron Maiden, AC/DC, Ozzy Osbourne e Yes.

Nesta matéria especial, vamos relembrar os desafios para a criação do festival, os principais shows da edição de 1985 e o legado desse evento que mudou para sempre o panorama da arte e do entretenimento no Brasil.

Continua após o vídeo

Os desafios da histórica primeira edição do Rock in Rio, em 1985

O contexto naquela virada para 1985 era o seguinte: o Brasil vivia um turbulento processo de redemocratização após a morte de Tancredo Neves, e o país pós-ditadura não tinha clima e muito menos infraestrutura adequada para grandes shows, o que tornava muito improvável que turnês internacionais incluíssem datas por aqui.

Mas o empresário Roberto Medina estava decidido a fazer do Rio de Janeiro, antiga capital nacional, o palco de um dos mais modernos festivais de música do mundo. Para isso, ele projetou do zero uma “Cidade do Rock” em um terreno pantanoso e até então inóspito de 250 mil m² em Jacarepaguá.

Depois da negativa de vários patrocinadores e governantes, a família Medina finalmente conseguiu o apoio da prefeitura do Rio no final de 1984, pensando na oportunidade de revitalização urbana e na projeção internacional da cidade para a indústria do entretenimento, além do turismo.

No fim das contas, o Rock in Rio de 1985 conseguiu reunir quase 1,4 milhão de pessoas em nada menos que 10 dias de shows, com três palcos diferentes recebendo mais de 30 bandas e artistas gigantes da música brasileira e global.

Iron Maiden, Ozzy Osbourne e momento icônico com Queen e Freddie Mercury

Naquele primeiro dia de festival, que está completando agora 40 anos, o line-up foi o seguinte: Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Baby do Brasil e Pepeu Gomes, Whitesnake e Iron Maiden (ambos pela primeira vez no Brasil) e, pra fechar, o Queen.

Embora a banda de Freddie Mercury já tivesse feito shows por aqui em 1981, foi naquele dia 11 de janeiro de 1985 que o vocalista entregou uma das maiores performances de sua carreira: a icônica versão a capella de “Love of My Life” (veja no vídeo em destaque acima) que se tornaria um hino do Rock in Rio.

Nos outros nove dias, artistas internacionais de peso como AC/DC, Ozzy Osbourne, Yes, Scorpions, Rod Stewart e George Benson dividiram o palco com lendas da música brasileira como Rita Lee, Gilberto Gil, Os Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Elba Ramalho e Lulu Santos.

Quem melhor descreveu a energia daqueles dias foi… Bruce Dickinson! Em entrevista ao Estadão em 2018, o vocalista do Iron Maiden disse que a atmosfera da primeira edição do Rock in Rio era “um pouco caótica e não tão organizada”, com a maior multidão que ele já havia visto na vida de pessoas “entusiasmadas e malucas” – tudo isso, segundo ele, tornava o festival ainda melhor.

O legado dos 40 anos de Rock in Rio e o futuro do festival

De lá pra cá, o Rock in Rio se consolidou como um dos maiores festivais de música do planeta e realizou 24 edições no total, entre o Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos, sendo Rio de Janeiro e Lisboa as edições mais tradicionais e longevas.

Aqui no Brasil, a “Cidade do Rock” se mudou em 2011 para uma região próxima da Barra da Tijuca, com a construção de um enorme espaço multiuso conhecido também como Parque Olímpico, que sediou a vila dos atletas nos Jogos do Rio em 2016.

O espaço, aliás, já está sendo reformado de novo e vai se transformar no IMAGINE, que promete ser o maior complexo de entretenimento da América Latina, anunciado por Roberto Medina e a prefeitura do Rio para 2027, como te contamos nesta matéria.

Outro projeto do fundador do festival está estreando agora, em 11 de janeiro de 2025. Trata-se do espetáculo Rock in Rio 40 anos – O Musical, que vai contar justamente a história daqueles últimos meses de 1984, quando o festival estava pra nascer.

História pra contar não falta! Parabéns, Rock in Rio!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

O post 40 anos de Rock in Rio: relembre os shows, desafios e bastidores da histórica primeira edição do festival em 1985 apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.