Neil Young: em 2020, lenda canadense do Rock se “converteu” para os Estados Unidos para poder votar

Neil Young: em 2020, lenda canadense do Rock se
Reprodução/Instagram

Enquanto o presidente Donald Trump faz ameaças de anexar o Canadá aos Estados Unidos, Neil Young, um dos maiores artistas canadenses, prefere a via da paz e não se cansa de demonstrar o seu amor pelo seu “novo país”, já que se tornou cidadão estadunidense nos últimos anos.

Esta semana, ao comentar a renúncia do primeiro-ministro Justin Trudeau no país vizinho, Trump disse que considera usar a “força econômica” para tornar do Canadá o “51º estado americano”, e chegou até a publicar nas redes sociais um mapa falso com toda a América do Norte pintada com a bandeira dos EUA.

Diante dessa polêmica, é sempre bom relembrar o caso de Young, que passou nada menos que 50 anos tentando tirar a cidadania norte-americana, já que vive no país desde os 21 anos de idade.

O lendário cantor, autor de clássicos como “Heart of Gold” e “Down By The River”, só conseguiu o passaporte dos EUA em 2020, justamente a tempo de votar nas eleições presidenciais daquele ano, o que era seu grande desejo.

A saga de Neil Young para conseguir o passaporte dos EUA

Nascido em Toronto em 1945, Neil Young passou a juventude entre Ontário e Winnipeg antes de decidir seguir sua paixão pela música. Ele se mudou para os EUA ainda nos anos 1960, mas precisou viver ilegalmente no país até obter um green card em 1970.

Quase 50 anos depois, o pedido de cidadania do cantor ainda estava parado por causa de um alerta do Serviço de Imigração dos EUA de que Young realizava “atividades relacionadas à maconha”, o que poderia “comprometer a sua boa moral”.

O processo só teve fim em 2020, quando Neil publicou orgulhosamente uma foto nas redes sociais, prestando continência ao lado de uma bandeira dos Estados Unidos – veja aqui.

O candidato apoiado por Young, o democrata Joe Biden, acabou vencendo as eleições daquele ano, mas em 2024 o país voltou a escolher Donald Trump – antigo rival político do cantor – para mais quatro anos na presidência.

Neil Young lançou versão instrumental do hino dos EUA em 2023

Vale lembrar que, em 2023, Neil Young lançou uma versão instrumental poderosa do hino dos Estados Unidos, “The Star-Spangled Banner”. A faixa, que conta apenas com solos de guitarra icônicos do músico, ganhou o nome de “Stand for Peace”.

Essa foi mais uma demonstração de que Young apoia o convívio pacífico entre nações, diferentemente do que o atual presidente norte-americano prega. Você pode ouvir a canção no player abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ACÚSTICO

Músicas acústicas para relaxar, estudar, meditar e se concentrar. Tudo com a curadoria do Tenho Mais Discos Que Amigos! Ouça a Playlist TMDQA! Acústico e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!

O post Neil Young: em 2020, lenda canadense do Rock se “converteu” para os Estados Unidos para poder votar apareceu primeiro em TMDQA!.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.